NOITE HISTÓRICA: Sessão solene na Câmara rende homenagem às mulheres cacerense

por Marcio Camilo da Cruz publicado 09/03/2023 13h25, última modificação 09/03/2023 13h25

A noite foi de celebração e reflexão na Câmara de Cáceres, por conta do Dia Internacional da  Mulher (8 de Março). O parlamento cacerense recebeu diversas lideranças femininas da cidade, numa solenidade que contou com moção de aplausos e discursos sobre a atual situação da mulher na sociedade cacerense e no mundo.

A Câmara promoveu o evento por meio do gabinete do vereador professor Leandro (UNIÃO). Foi ele quem entregou as moções de aplausos a 150  mulheres que prestam relevantes serviços em Cáceres, em áreas como educação, cultura, religião e artes.

“Procurei palavras e não achei, estou muito emocionado de ver tantas mulheres aqui no parlamento. Deixo os meus parabéns e o meu abraço a cada uma mãe, profissional, professoras, voluntárias em projetos sociais de Cáceres, mulheres que fazem a diferença”, disse o Vereador.

Mostrando a importância da liberdade religiosa, a Yalorixá Guelode também compôs a mesa, ao lado das demais autoridades. “Me sinto honrada, eu mulher preta de axé, de entrar pela porta da frente, a convite”. Ela pediu proteção a todas as presentes.

Na bancada dos vereadores, tomaram assento 15 lideranças femininas, representando as demais presentes. Entre elas, a escritora Elizabete Nascimento de Oliveira. “Um convite como este é muito perigoso, porque a gente começa a gostar desses espaços e, quando isso acontece, nós, mulheres, vamos lá e conquistamos, afinal podemos estar onde quisermos, então estou mudando um pouquinho de concepção, já estou começando a gostar daqui”, comentou, se referindo à Câmara Municipal.

Também compôs o dispositivo de honra a vereadora professora Mazéh Silva (PT).

“Uma imensa alegria ver a nossa Câmara tão cheia em um dia especial como este. É um avanço muito grande podermos vir aqui para comemorar o nosso dia, porque encontramos muitos desafios nos espaços de poder, como este, demarcados pelos homens. Então quero aqui agradecer imensamente esse convite, Leandro, e dizer a todas que eu tenho neste parlamento um amigo, um vereador que segura nas mãos das mulheres, sobretudo desta que vos fala, uma mulher preta, que muitas vezes é extremamente perseguida e sofre violência política de gênero”, desabafou na tribuna.

O vereador Leandro convidou o vereador Marcos Ribeiro (PSDB) e o primeiro-secretário da União Cacerense de Associações de Moradores(UCAM), Enézio Mariando, para, junto com ele, entregarem as moções de aplausos.

O protocolo foi quebrado com apresentações culturais de música e dança e um coquetel.

Cada homenageada levou para casa um vaso de planta, para cultivar lembranças dessa noite considerada memorável.

Por Imprensa Câmara de Cáceres
(com informações da assessoria do vereador)