Curso de cidadania promove crescimento intelectual de estudantes da zona rural de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 19/12/2023 22h55, última modificação 19/12/2023 22h54

“A experiência adquirida no projeto irá contribuir para o crescimento intelectual dos jovens”. Assim falou a diretora da Escola Municipal Buriti, Sebastiana Nunes, durante a formatura dos estudantes que participaram do Projeto Falando Direito. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (19/12), no plenário da casa de leis. 

O Falando Direito foram 12 aulas sobre noções de cidadania, que envolveram os estudantes do 8° e 9° da Escola Municipal Buriti, localizada na zona rural de Cáceres. 

Nesse período - entre setembro a novembro deste ano - os jovens estudaram temas como cidadania digital, em como comportar na internet diante de ataques de haters e não praticar bullying. As palestras também tiveram temas sobre  violência contra mulher, tráfico de drogas e meio ambiente. Todos os assuntos foram relacionados a cidadania e a questões práticas vividas pelos jovens no dia-dia. 

“Foi algo extraordinário a participação dos alunos no projeto. Essa rica experiência adquirida irá contribuir para o crescimento intelectual dos jovens e isso vai prepará-los para o futuro", enfatizou a diretora da Escola Buriti, durante a solenidade, que envolveu a entrega de cerca de 40 certificados. 

diretora falando direito.jpg

O curso foi coordenado pela juíza federal Ana Lya Ferraz, que atua em Cáceres. Ela estava muito orgulhosa de seus alunos e alunas. 

"Vocês terem participado dessas aulas é algo que nos orgulha demais. Sempre tenham a Justiça Federal como uma grande parceira", disse a juíza durante a cerimônia.

Ele também deu conselhos à garotada, que em breve vai enfrentar o vestibular.

"Sugiro que, antes de tudo, sejam curiosos. Peçam informações a todos que os rodeiam. Busquem informações a respeito do curso que vocês querem seguir, pois,  informação é tudo! Faz a gente encantar e desencantar com as coisas", orientou a magistrada.   

WhatsApp Image 2023-12-19 at 19.15.14.jpeg

O presidente da Câmara, Luiz Landim, ressaltou que no curso os estudantes também tiveram noção da importância da democracia. "Para nós, vereadores e vereadoras, isso é uma grande alegria, porque essa casa preza muito pela democracia. E é como eu sempre digo: quem não tem conhecimento, não tem argumento. Parabéns a todos pelo empenho durante o curso. Tenho certeza que vocês serão grandes cidadãos e cidadãs do nosso município", disse. 

WhatsApp Image 2023-12-19 at 19.15.05 (1).jpeg

O Falando Direito é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e o  Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), com apoio da Câmara Municipal e a prefeitura de Cáceres.

MUNDO MELHOR

A solenidade também foi de entrega de certificados de qualificação profissional a dezenas de reeducandos do sistema prisional de Cáceres, que, agora, passam a ter uma nova chance no mercado de trabalho. 

Foram oferecidos, por meio do projeto Mundo Melhor, cursos como: montagem e manutenção de computadores, Exel, Secretariado, Marketing nas Redes Sociais, Culinária, Técnicas em Vendas, entre outros.  

O projeto é promovido pela Justiça Federal em Cáceres, em parceria com a Câmara Municipal.

"Meu sentimento é  de gratidão. Estou há 9 anos na magistratura, sendo os 3 últimos anos em Cáceres. Posso afirmar que esses 3 anos são os mais felizes da minha vida profissional, muito por conta de projetos como esse", disse emocionado.

Ele desejou sorte a todos os reeducandos nesta nova jornada. "Na vida, o que importa é chegar. E contem com o apoio da Justiça Federal para chegar onde quiserem".

WhatsApp Image 2023-12-19 at 19.15.18 (1).jpeg

As entregas de certificados também contaram com a presença de autoridades nacionais do Poder Judiciário, a exemplo do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Nelso Alves; e da  e da presidente Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), Sandra Taya. Eles participaram do evento de maneira remota.

Relação às autoridades locais, participaram secretários municipais, o vereador Isaías Bezerra e a vereadora Vandeniria Dutra.

 CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres