Câmara recebe ministro para discutir regularização fundiária e investimentos milionários do BID Pantanal em Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 08/10/2023 12h40, última modificação 08/10/2023 12h40

A Câmara de Cáceres recebeu, no sábado (07/10), a visita do ministro da Agricultura em exercício, Irajá Lacerda. Ele esteve em Cáceres para tratar dos investimentos do BID Pantanal no município, de regularização fundiária e desafios da agropecuária na região Oeste.

Na oportunidade ele ressaltou que os recursos do BID Pantanal é uma grande oportunidade para desenvolver o município em áreas como saneamento básico, regularização fundiária, além de diferentes setores das cadeias produtivas do município, entre eles, a pecuária.

O BID Pantanal é um programa do Banco  Interamericano de Desenvolvimento (BID) que tem como objetivo investir R$ 1 bilhão para o desenvolvimento sustentável de municípios mato-grossenses que compõem a bacia hidrográfica do Alto Paraguai.

O presidente da Câmara, Luiz Landim (PV) agradeceu a presença do ministro em Cáceres. Ele disse que o BID traz grandes expectativas de desenvolvimento para Cáceres. Mas, ponderou, que é preciso refletir sobre qual desenvolvimento nós queremos para a cidade.

"Nós temos o município com o maior rebanho bovino de Mato Grosso e o quinto maior do país. E o que esse rebanho está trazendo de emprego ao nosso município? Talvez o fazendeiro contrate, dois, três funcionários, e consiga tocar toda a sua fazenda. Então, nós precisamos ver uma forma de trazer o desenvolvimento para Cáceres. E qual é a indústria que quer se instalar no município, que tem apenas 7% de cobertura de saneamento básico?", pontuou o parlamentar, ao acrescentar que os investimentos do BID precisam ser canalizados a esses setores deficitários em Cáceres.

Sobre a questão agrária, o ministro disse aos vereadores que o Governo Federal está fazendo um grande diagnóstico para aplicar recursos na regularização de terras em Cáceres e região.

Ele também falou em investimento no setor da saúde na região Oeste de Mato Grosso, com objetivo de desafogar a demanda em Cáceres.

"Estamos trabalhando para levar a verba de construção de um hospital em Comodoro. Tudo pra gente conseguir desafogar o sistema de saúde de Cáceres que atende a toda região Oeste", enfatizou.

Participaram da reunião na Câmara com o ministro Irajá Lacerda os vereadores: Leandro Santos (União), Marcos Ribeiro (PSDB), Rubens Macedo (PTB), Manga Rosa (PSB), Celso Silva (Republicanos), Lorival Motta (PT).

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Por Secretaria de Imprensa