Câmara de Cáceres remarca sessão ordinária devido anúncio do governador em relação ao Free Shop

por Marcio Camilo da Cruz publicado 09/05/2025 20h20, última modificação 09/05/2025 20h21

A Câmara de Cáceres remarcou sua sessão ordinária, conforme a Portaria nº 141/2025, assinada pelo presidente Flávio Negação (MDB). Inicialmente agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (12.05), a sessão foi transferida para o dia seguinte (terça-feira, 13), mantendo o horário regimental das 8h.

A mudança na data ocorre em virtude da convocação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para uma reunião decisiva sobre o projeto Free Shop. A reunião ocorrerá na segunda de manhã, no Palácio Paiaguás (sede do Governo), em Cuiabá.

 A Câmara Municipal considerou a importância da participação de todos os membros do Poder Legislativo nesta discussão de interesse para a cidade.

Conforme o presidente da casa legislativa, a nova data da sessão ordinária é crucial para que os vereadores possam estar presentes e contribuir para as deliberações sobre o projeto Free Shop, considerado de grande relevância para o desenvolvimento de Cáceres.

FREE SHOP

A expectativa é que o governador assine o decreto de regulamentação do Free Shop para Cáceres e região. O decreto irá regulamentar a portaria portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que reconheceu Cáceres como cidade-gêmea de San Matías, na Bolívia.

Os Free Shops são zonas de livre de comércio de produtos importados, com isenção de impostos, a exemplo do ICMS. Em Cáceres, o empreendimento tem a capacidade de atrair consumidores de uma raio de até 400 km, envolvendo cidades como Rondonópolis, o país da Bolívia e o estado de Rondônia. 

Trata-se de um marco para a economia cacerense, pois a instalação do Free Shop traz uma grande expectativa de geração de emprego, aumento da renda e a atração de turistas. 


Por Marcio Camilo

Sec. Imprensa - CMC