Câmara de Cáceres debate melhorias para Distrito do Caramujo e Transporte de Universitários
A Câmara Municipal de Cáceres participou de reunião no Distrito do Caramujo, no último final de semana, com o objetivo de debater melhorias em diversos serviços públicos essenciais para a comunidade, como asfaltamento, saneamento básico, distribuição de energia e transporte escolar.
O encontro, convocado pela Associação de Moradores AMPROSAC do Distrito do Caramujo, reuniu autoridades políticas, entre vereadores e secretários municipais, além da população local, que cobrou ações efetivas do Poder Público.
Um dos principais temas em pauta foi a necessidade de garantir o transporte de estudantes universitários residentes no Caramujo e no Distrito Horizonte D' Oeste para a zona urbana de Cáceres.
Soluções em Debate para o Transporte Universitário
O presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB), sugeriu a utilização dos ônibus escolares ("Amarelinhos") para o transporte dos universitários, ressaltando a urgência de se encontrar uma solução viável. "Não é possível que Cáceres, sendo polo da região Oeste e com um orçamento de mais de um bilhão, não consiga transportar seus estudantes universitários da zona rural", enfatizou.
O vice-prefeito, Luiz Landim, explicou que questões legais impedem o uso dos "Amarelinhos", financiados com recursos do Fundeb, para o transporte de estudantes universitários.
Após a explanação e intensos debates entre as autoridades do Executivo e Legislativo, uma alternativa vislumbrada foi a utilização dos ônibus municipais que atendem às Secretarias de Assistência Social e de Esporte.
Outras Demandas em Discussão
Além da questão do transporte universitário, a reunião abordou outras pautas importantes para o Distrito do Caramujo, incluindo:
- Manutenção das Ruas: Foi cobrada a destinação da emenda parlamentar do então deputado federal Leonardo Albuquerque para o asfaltamento das ruas do Caramujo.
- Regularização Fundiária (REURB): Buscando a incorporação de núcleos habitacionais informais e a garantia de titulação de propriedade aos moradores.
- Inadimplência com a Autarquia Águas do Pantanal: Debate sobre os débitos dos moradores com a Autarquia.
- Distribuição de Energia: Necessidade de distribuição de rede de energia de qualidade para o Distrito.
- Reforma da Escola: Moradores relataram o "abandono" da escola local há dois anos, com urgente necessidade de reforma.


Presenças e Compromisso da Câmara
Além do presidente Flávio Negação, participaram da reunião os vereadores Rubens Macedo (UB), Professor Domingos (PSB) e Manga Rosa (PSB), bem como o secretário de Estado, Leonardo Albuquerque, e os secretários municipais Jeremias Pereira Leite (Assuntos Estratégicos), Wesley de Souza Lopes (Infraestrutura e Logística), Alessandra Castilho (Turismo e Cultura) e Wilson Kishi (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).