Câmara de Cáceres debate mais de 40 proposituras durante sessão ordinária desta semana

por Marcio Camilo da Cruz publicado 28/02/2024 12h40, última modificação 28/02/2024 12h40

A Câmara de Cáceres debateu mais de 40 propostas entre indicações, requerimentos, moções de aplausos e projetos de leis, durante a sessão ordinária de segunda-feira (26/02). A sessão também contou com o uso da Tribuna Livre por parte da população, além de entregas de títulos de cidadão e cidadã cacerense.

Das indicações ao Poder Executivo, duas chamaram atenção pelo número de adesão dos parlamentares. Uma foi assinada por 14 vereadores; enquanto que a outra por todos os 15 membros da casa de leis.   

A primeira indicação (n°83/24) é direcionada ao deputado estadual Valmir Moretto. O documento solicita que o parlamentar interceda junto ao Governo de Mato Grosso para incluir os "pescadores amadores ribeirinhos urbanos" no decreto estadual 677/24 . Esse decreto flexibiliza a atividade pesqueira nos rios do estado a alguns grupos - como indígenas e quilombolas - que dependem da pesca para o sustento da família. 

Os parlamentares que assinaram a indicação enfatizaram que é crucial incluir os pescadores amadores ribeirinhos no decreto, já que eles necessitam do pescado para alimentar e sustentar economicamente suas famílias. 

Já a segunda indicação mais relevante, a de número 101/24, contou com a assinatura de todos os 15 parlamentares. Ela indica que a prefeitura e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação criem cursos técnicos em Radiologia, técnico em Bucal, em Enfermagem e técnico em Laboratório, na Escola Técnica Estadual de Cáceres. 

Ainda durante a sessão, o parlamento debateu e aprovou mais 26 indicações em áreas como Infraestrutura, Educação, Saneamento Básico, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer. 

HOMENAGENS

A Câmara também concedeu títulos de cidadão e cidadã cacerense ao radialista Djalma de Souza e à professora aposentada Irene Garcia. 

A honraria foi devido aos relevantes serviços que os dois, há décadas, prestam à sociedade cacerense. Os detalhes estão na pauta que pode ser acessada no link, no final da matéria. 

MOÇÕES DE APLAUSOS

A sessão ordinária também contou com moções de aplausos. As moções foram concedidas às seguintes personalidades.

- Aos organizadores do projeto “Sopão Solidário”;

- À Ilustre Senhora Wellen Delcaro Deluque Soares, uma das organizadoras do projeto CUIDE DO SEU CORPO E DA SAÚDE.

- À influenciadora digital XOMANITA – Renata Mariana dos Santos Lins;

- Ao influenciador digital Darlon Senna Machado;

- Ao jornalista Joner Ferreira de Campos;

- Ao gestor da página CÁCERES DA ZOEIRA;

- Ao gestor da página CÁCERES MARAVILHAS.

- A ao gestor da página CÁCERES MIL GRAU.

As moções foram concedidas pelo vereador Marcos Ribeiro. 

Todos os detalhes das proposituras debatidas durante a sessão ordinária desta semana podem ser conferidos na íntegra, pelo link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/440/

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres