Câmara de Cáceres aprova projetos de leis de fomento ao turismo e valorização da classe artística local

por Marcio Camilo da Cruz publicado 06/03/2023 22h52, última modificação 06/03/2023 22h52

A Câmara de Cáceres debateu e aprovou cerca de 50 propostas entre projetos de leis, requerimentos e indicações em prol da população, durante a sessão ordinária de segunda-feira (06.03). A sessão também contou com falas de lideranças femininas sobre a luta pela igualdade dos direitos das mulheres. 

Entre os projetos aprovados está a medida que garante espaço para artistas locais se apresentarem durante abertura de shows musicais nacionais e internacionais realizados em Cáceres. Com isso, o parlamento pretende valorizar os artistas e dar mais atenção à cultura, além de estimular novos eventos na cidade. 

Outro projeto aprovado foi a criação do Dia Municipal do Caiaqueiro, que, por deliberação da Câmara, passa a ser instituído em 20 de Fevereiro. A medida tem como objetivo tornar ainda mais conhecida a prática do caiaque no Rio Paraguai, e, assim, fomentar o turismo na cidade. A aprovação do projeto foi bastante celebrada em plenário pelos profissionais da associação dos Caiaqueiros do Pantanal, que compareceram em bom número à Casa de Leis para acompanhar a votação da matéria. 

Já o terceiro projeto aprovado diz respeito à estrutura organizacional e operacional da Câmara, relacionada ao quadro de servidores do órgão, para descrever as atribuições do Controlador Geral Legislativo e Chefe do Departamento de Serviços Gerais e Vigia do patrimônio da Câmara. 

Os projetos agora seguem para a sanção da prefeita Eliene Liberato.

Indicações

Durante a sessão, as vereadoras e vereadores também discutiram a aprovaram mais de 30 indicações à prefeitura, solicitando melhorias nos bairros da cidade. Entre as indicações mais recorrentes constaram pedidos de serviços de patrolamento, cascalhamento e limpeza de canais bueiro e das vias da cidade. A preocupação do parlamento é em razão das constantes chuvas, que tem provocado alagamentos, principalmente nos bairros periféricos, deixando muitas ruas intransitáveis. 

Todas as matérias debatidas e aprovadas em plenário podem ser conferidas através do link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/340/. A transmissão da 93ª Sessão Ordinária da Câmara pode ser conferida no canal da Casa de Leis no Youtube. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=-kyyM6Z34Ow

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre o uso da palavra foi feito pela professora Ana Paula, presidente do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres. Ela destacou a importância de neste mês - em razão do Dia Internacional da Mulher (8 de março) - intensificar a luta pela igualdade dos direitos das mulheres. “Nós não queremos dividir. Nós queremos ser respeitadas na nossa diversidade”, enfatizou a liderança. 

Ela ressaltou que as mulheres são a base da pirâmide social, e que os espaços políticos que englobam o estado democrático de direito, precisam assumir as suas devidas responsabilidades, no sentido de promover políticas públicas que sejam direcionadas à mulheres, sobretudo as mulheres negras. 

“Precisamos ocupar os espaços de decisão, de poder, sem sermos deslegitimizadas. Sem sermos intimidadas, como se nossos corpos não fossem capacitados para estarem nesses lugares.  Mas nós somos capacitadas, e, sim: iremos ocupar!”, afirmou a presidente  do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres. 


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres