Câmara de Cáceres aprova projeto de lei que combate a depressão infantil

por Marcio Camilo da Cruz publicado 05/09/2023 11h45, última modificação 06/09/2023 09h34

A Câmara de Cáceres debateu e aprovou oito projetos de leis, 14 indicações, 10 requerimentos e uma Moção de Pesar, durante a ordinária de segunda-feira (4/7). A população pôde acompanhar a sessão presecialmente, do plenário da Casa de Leis, que fica no Centro Histórico da Cidade; ou no modo online, pelo canal da Câmara no Yotube.

Um dos projetos de destaque doi a lei que institui a campanha permente de conscietização da depressão infantil e adolescência no âmbito municipal. O Projeto de Lei (PL), sob o número 14/23, de autoria do vereador Flávio Negação (UNIÃO), foi aprovado por unanimidade pela Casa de Leis.

Negação agradeceu ao colegas pelo apoio, e ressaltou a importância da medida: "É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por
momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha", disse na tribuna.

Entre as medidas sugeridas pela lei, a prefeitura ficará responsável por nomear uma equipe de profissionais vinculados ao tema, e que integrem o quadro de servidores do Executivo para promoverem a campanha.

Os demais vereadores e vereadores elogiaram a projeto e destacaram a importância de se combater a depressão ainda na infância, para que a doença não se torne algo inversível durante a vida adulta das pessoas.

Confira os detalhes do PL aprovado: https://sapl.caceres.mt.leg.br/materia/5937.

O pleno da Câmara também aprovou o PL 65/23, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o parcelamento de solo e desmembramento de lotes no município de Cáceres.

Acesse a lei na íntegra: https://sapl.caceres.mt.leg.br/materia/6779

POSSE

Durante a sessão também foi realizado o ato de posse do suplente de vereador, Lorival Motta (PT). Ele assume o cargo titular de vereador por 30 dias no lugar da vereadora professora Mazéh Silva (PT), que se licenciou por questões pessoais.

Lorival fez o juramento de posse e falou um pouco sobre suas bandeiras que irá defender durante sua atuação como parlamentar. A principal dela é a defesa dos direitos dos pescadores e pescadores de Cáceres.

Lorival vereador

PATRIMÔNIO DEMOLIDO

Durante a sessão, também foram aprovados 14 requerimentos, com objetivo de pedir esclarescimentos de determiandas ações desenvolvidas pela prefeitura na cidade.

Um requerimento que gerou bastante debate entre os parlamentares pede informações quanto a demolição de um imóvel tombado, pelo Patrimônio Histórico, na avenidade General Osório.

O documento é de autoria do vereador Cézare Pastorello (PT). Ele solicita uma série de documentos ao Executivo municipal, entre os quais, laudos e vistorias que atestem para a demolição, bem como o responsável técnico pela medida.

"É importante dizer que o IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] não manda na cidade. Ele tem uma competência, que inclusive eu considero que foi incompetente neste caso, de apenas dar um parecer sob aquele objeto que foi questionado. Ele não determinou e nem autorizou a demolição. Ele tão somente opinou que a demolição seria possível", disse Pastorello.

Vereador Cézare Pastorello

Já outros parlamentares concordaram com a medida da prefeitura em demolir o patromônio. Alguns pontuaram que a casa corria sérios riscos de desabamento.

"Aquela obra ela foi condenada pela Defesa Civil. Houve todo um processo de fiscalização, e acima das burocracias esta a vida humana", argumentou o vereador Isaías Ribeiro (Cidadania).

Vereador Isaías Bezerra. Foto: CMC

O requerimento dividiu a opnião dos e das parlamentares, e foi aprovado por uma margem curta de votos: 5 a 4. Votaram contra o requerimento Isaias Bezerra, Rubens Macedo (PTB), Jeronimo Gonçalves (PSB) e Lacerda do Aki (PRTB).

Afavor: Cézare Pastorello, Valdeníria Dutra (PSB), Marcos Ribeiro (PSDB), Franco Valério (Pros) e Lorival Motta (PT).

CRÉDITOS ADICIONAIS

O parlamento também aprovou 6 aberturas de créditos dicionais especiais ao Poder Executivo. Os valores foram autorizados às secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação, Saúde e Infraestrutura.

Só na Assistência Social, a Câmara aprovou a liberação de recursos na ordem de R$ 6, 7 milhões, para a construção de 50 casas no bairro Vitória Régia.

Trata-se de unidades habitacionais destinadas às famílias de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

O crédito adicional especial é um recurso extra, que surge durante o exercício da gestão municipal, que não estava previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), que é aprovada, a cada final de ano, pela Câmara de Cáceres. E pelo fato do recurso não estar previsto no orçamento, é que se faz necessário o Executivo pedir uma autorização da Câmara para liberar o valor.

VISITA DA DEFENSORIA

A sessão ordinária também contou com a visita da defensora pública-geral, Luizane Castro, e do primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borgens Freitas.

Eles fizeram uma apresentação do trabalho do órgão e pediram apoio da Casa de Leis, para viabilizar um terreno ou prédio para o Defensoria no município.

DEFENSORA PÚBLICA GERAL

O presidente da Câmara, Luiz Landim (PV), manifestou apoio a luta do órgão para conseguir uma sede própria: "Podem contar com nosso apoio, o apoio de toda a Casa, eleita para representar o povo de Cáceres”, disse.

Todas as proposituras debatidas e aprovadas durante a sessão ordinária de segunda-feira (4/7) podem ser conferidas no endereço eletrônico: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/383/

Por Marcio Camilo
Sec, Imprensa Câmara Mun. Cáceres