Audiência Pública propõe criação de CAPS-AD e Consultório de Rua para atendimento à população em situação de rua
A audiência pública realizada na quinta-feira (04.12) na Câmara Municipal de Cáceres, com o objetivo de debater políticas públicas para os moradores em situação de rua, culminou em importantes deliberações. Entre as principais propostas emergidas do encontro esta a criação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e a implantação de um Consultório de Rua, ambos visando um atendimento mais eficaz e humanizado a essa população vulnerável.
A audiência, de autoria da vereadora Elis Enfermeira (PL), reuniu representantes da Polícia Militar, das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município, além de entidades da sociedade civil organizada de Cáceres, lideranças comunitárias e a população em geral. O amplo engajamento demonstrou a urgência e a complexidade da questão na cidade.
A Elis destacou a relevância do encontro: "Este encontro foi muito importante porque aqui nós construímos propostas e vamos encaminhá-las. Uma delas é a construção do CAPS-AD, que é para pessoas que fazem uso de álcool e drogas e que o município não possui. Então, vamos batalhar para isso, para que as internações compulsórias também aconteçam de forma mais prática."
Assista a audiência na íntegra:
Outra deliberação considerada de grande importância é a criação do Consultório de Rua. "É uma outra deliberação muito importante, que o município não tem, que é o veículo para as equipes trabalharem, fazer o acolhimento, fazer a abordagem. Também será muito importante", pontuou a vereadora. A ausência de um veículo específico tem sido um obstáculo para a atuação das equipes no contato direto com as pessoas em situação de rua, dificultando o acesso a serviços e encaminhamentos.
Além dessas propostas, a audiência também abordou a necessidade de um cronograma de limpeza mais eficiente para as praças da cidade, visando melhorar as condições sanitárias e a dignidade das pessoas que as utilizam como moradia provisória.
"O objetivo da audiência era construir propostas, e isso nós alcançamos. Saímos daqui com inúmeras propostas que vamos encaminhar aos órgãos competentes: Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Executivo Municipal", concluiu a vereadora Elis Enfermeira, ressaltando o sucesso da reunião em gerar ações concretas para o enfrentamento da situação da população em situação de rua em Cáceres.





