VEREADORES REÚNEM COM REPRESENTANTES DA CULTURA CACERENSE

por impresa — publicado 31/01/2017 08h34, última modificação 31/01/2017 08h34
VEREADORES REÚNEM COM REPRESENTANTES DA CULTURA CACERENSE

vereadores de Cáceres

Reuniram-se na manhã do dia (30), todos os vereadores e os professores do seguimento cultural de Cáceres, Luciano (arqueólogo), Hélio Santana (musico educador), Zelma (grupo Guató), Valdeir (contra mestre de capoeira) e Ronilce (secretária de conselho municipal de cultura).

A pauta da reunião foi discutir a viabilidade de se criar no âmbito municipal a secretaria municipal de cultura, que trará melhor representatividade. Está secretaria municipal de cultura teria como objetivo respaldar a demanda de 12 seguimentos culturais que abrange aproximadamente 300 artistas.
Está secretaria é importante, pois ajudará nos desafios de se assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura, desenvolvendo em um nível cada vez mais elevado de participação e controle social, e de outro, viabilizar estruturas organizacionais e recursos financeiros e humanos para o desenvolvimento cultural.
Os vereadores afirmaram que sem dúvidas, o instrumento mais eficaz para responder a esses desafios é através de uma gestão articulada e compartilhada entre os poderes locais e sociedade, “visando uma atuação pactuada, planejada e complementar, com o intuito de democratizar os principais processos e projetos decisório, o que garantiria uma participação coesa e institucionalizada”. Finaliza Domingos.
Os professores ficaram responsáveis por apresentar a proposta na Tribuna Livre na próxima sessão ordinária, que ocorrerá na próxima segunda-feira (6), a partir das 20:00h. E também solicitarão uma “Audiência Pública com todos os seguimentos culturais e os poderes, para que possam juntos debater e instituir uma secretaria forte, democrática e compromissada com o desenvolvimento cultural do município”. Conclui Ronilce.