LEGISLATIVO ATUANTE: Vereadores pedem criação de Centro de Zoonoses e de Casa de Acolhimento a vítimas de violência doméstica, ouvem moradores do Massa Barro e demandam conclusão de asfaltamento em sete bairros

por imprensa — publicado 10/02/2021 13h55, última modificação 15/02/2021 10h53

Representando a Câmara Municipal de Cáceres, vereadores se fizeram presentes em diversas localidades do município, encontraram moradores para ouvir as necessidades dos bairros, levaram reivindicações da população ao Executivo e aprovaram importantes indicações em Sessões Ordinárias.

Confira, abaixo, mais um relatório com algumas das ações do #LegislativoAtuante nos últimos dias.

===

PROFESSORA MAZÉH SOLICITA CRIAÇÃO DE CASA DE ACOLHIMENTO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Uma indicação da vereadora Mazéh Silva, endereçada ao Executivo Municipal e aprovada por todos os vereadores na Sessão Ordinária do dia 1º, solicita a criação de uma Casa de Acolhimento para mulheres e meninas vítimas de violência doméstica no município.

Na matéria da indicação, a professora justifica que o isolamento social tem exacerbado os conflitos familiares ao obrigar mulheres a permanecerem em convivência com seus agressores no seu lar por mais tempo.

Mazéh explica que a criação da Casa de Acolhimento poderá se dar através da construção, compra ou aluguel de um imóvel, ou, esgotadas essas possibilidades, por meio de convênios do município com hotéis.

===

PROFESSOR LEANDRO SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE ZOONOSES E HOMENAGEM A CACERENSE VÍTIMA DE COVID-19

Uma indicação do vereador Leandro Santos aprovada por todos os vereadores na Sessão Ordinária desta segunda-feira (8) pede a implantação de um Centro de Zoonoses para cuidar dos animais de rua em Cáceres.

Com essa medida, o parlamentar busca o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas para coibir práticas de abandono, implantar vacinação e castração maciça de animais de rua, promover campanhas de adoção responsável e punir maus tratos.

Leandro também encaminhou expediente à diretora da Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes, Eliane Andrade Araújo Silva, pedindo informações sobre a suposta mudança do nome da escola que está em processo de conversão para o modelo cívico-militar. O vereador, que é membro da Comissão da Educação da Câmara Municipal, discorda da possibilidade da retirada da homenagem ao ilustre professor cacerense.

Ainda no âmbito das denominações, outra indicação de Leandro solicitou do Executivo Municipal que a Feira Livre receba o nome do produtor rural Sebastião Lara, proprietário da histórica Fazenda Jacobina, que faleceu de Covid-19 no final de janeiro.

===

PASTOR JÚNIOR OUVE MORADORES DO MASSA BARRO E FISCALIZA CHEGADA DE MEDICAMENTOS

Na sexta-feira (5) o vereador Pastor Júnior, junto ao secretário municipal de obras Wesley de Sousa Lopes, ouviu as reivindicações dos moradores do Bairro Massa Barro, entre elas a troca das lâmpadas para a iluminação pública, extensão de rede de esgoto até o local e implantação do asfalto comunitário.

Já na manhã desta segunda-feira (8) o parlamentar esteve no centro de distribuição de remédios do município, fiscalizando um lote de medicamentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde.

===

ISAIAS BEZERRA DEMANDA RETOMADA DE ASFALTAMENTO EM SETE BAIRROS E CONCLUSÃO DA BR-343

Na terça-feira da semana passada (2), em reunião com Marcelo de Oliveira e Silva, Secretário da SINFRA (Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso), o vereador Isaías Bezerra cobrou a retomada das obras asfálticas em vários bairros de Cáceres e a conclusão da BR-343 que liga a cidade ao município de Barra do Bugres.

De acordo com o vereador, serão reiniciados os processos de licitações para as obras dos seguintes bairros:

- Jardim Cidade Nova
- Vila Mariana
- Rodeio
- Jardim Paraíso
- Jardim do Trevo
- Marajoara
- Guanabara

Isaías também solicitou a finalização das obras da BR-343. Apesar de ainda não haver calendário de obras estabelecido para a rodovia, o Secretário garantiu que neste ano será finalizado o asfaltamento do trecho que liga Cáceres até Barra do Bugres.

O Vice-Presidente da Câmara também esteve na Rua dos Cisnes, no bairro Junco, verificando problemas causados pelas águas das chuvas. A água desceu pela rua desde o bairro Cidade Nova e invadiu o terreno do morador Sr. Francisco Caetano.

Por se tratar de um possível problema de saúde pública, devido ao potencial de proliferação do mosquito da dengue, micose e outras enfermidades, Isaías afirma que buscará a resolução urgente para este problema junto à Secretaria Municipal de Obras.