UBUNTU: Engitec traz inovação ao Poder Legislativo e profunda conexão entre os membros da comunidade

por Marcio Camilo da Cruz publicado 22/06/2023 16h45, última modificação 23/06/2023 09h54

O 13° Engitec, que ocorre nesta semana em Brasília, envolve muita tecnologia e inovação para mais de 3 mil casas legislativas, em todo país. Mas todas essas novidades não fazem sentido sem o fator humano, sem o afeto, a acolhida e muita, mas muita descontração. Tudo baseado na filosofia africana Ubuntu, como diz Alzira Fernanda, a presidente do evento.

Essa tem sido a tônica do encontro desde segunda-feira (19.06), com o início das oficinas. E na abertura oficial, na quarta (21.06), a emoção aflorou de vez, quando a comunidade lembrou das pessoas, que lá atrás, fizeram o Engitec ser hoje o maior evento tecnológico e de inovação do Poder Legislativo.

Jean Rodrigo Ferri foi uma dessas pessoas memoráveis. Então servidor do Senado, do setor de Tecnologia e Informação (TI), ele foi um dos responsáveis por fortalecer a comunidade, agregando grandes talentos para o Gitec - grupo formado por servidores do Senado (Interlegis) e das câmaras e assembleias legislativas com objetivo de levar soluções de informática ao Poder Legislativo de todo país.

Ramiro Batista da Luz, servidor programador da Câmara de Curitiba, foi um desses talentos, que o Ferri trouxe para a comunidade do Engitec. Na abertura do evento, Ramiro lembrou com muita emoção do grande amigo, que, infelizmente, faleceu vítima de câncer.

Ele contou que conheceu Ferri no final dos anos 90, a partir de um encontro de uma comunidade de python (linguagem de programação que é utilizada para desenvolver vários sistemas do Interlegis). Foi ele quem proporcionou que o Ramiro desse sua primeira palestra nacional de programação, em Brasília.

"Foi muito emocionante pra mim, vir à capital do país. Eu morava em Curitiba, mas na periferia de uma cidade da região metropolitana. Morava numa rua de chão, saí a pé, com mochila, caminhando ao lado de cavalos, peguei três ônibus para chegar ao aeroporto e vim. Cheguei na capital do país, e dei um curso de programação, que foi muito importante para a minha carreria", recordou Ramiro, muito emocionado.

A partir daí, Ramiro só alçou voos mais altos. Já deu cursos e palestras pelo Brasil inteiro, e já participou de eventos de programação nos Estados Unidos, Itália e Japão. "Foi ele quem me mostrou esse mundo. Foi ele quem me puxou para o Engitec", acrescentou. “Na abertura desse evento, a gente não podia deixar de lembrar do Ferri, um cara de grande coração, que deu uma enorme contribuição para o Engitec ser o que é hoje”.

UBUNTU

Essa profunda conexão entre os membros da comunidade pode se explicar pela filosofia africana chamada Ubuntu, que permeia todo evento. “O Engitec só é possível por causa desse espírito de solidariedade, cooperação e trabalho voluntário. É entender que não fazemos nada sozinhos e precisamos estar conectados. É entender que eu sou porque nós somos”, explica Alzira Fernanda, a presidente do Engitec.

SEGUE O EVENTO

O 13° Engitec - Rumo ao Parlamento do Futuro - é considerado o evento mais tradicional, precursor e impulsionador da transformação digital do Poder Legislativo. Os servidores da Câmara de Cáceres participam ativamente do evento,  por meio de palestras e cursos de capacitação na área digital. O evento prossegue nesta sexta, com mais integração dos órgãos que fazem parte do Poder Legislativo brasileiro.

Ele foi criado há mais de dez anos pelo Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC). Trata-se de uma comunidade que trabalha de forma colaborativa, com objetivo de promover o intercâmbio de informações e conhecimento, para resolver problemas práticos das Casa Legislativas.