SESSÃO ORDINÁRIA: Câmara apresenta propostas para enfrentar a crise na saúde de Cáceres
- São vidas que estão sendo ceifadas. Se essa semana não tivermos um posicionamento [por parte do Estado e Município], nós [vereadores de Cáceres] percorreremos essa região [Oeste], dos 22 municípios, e vamos tomar uma atitude drástica, para que essa situação seja resolvida de uma vez por todas.
A fala é do presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, e foi proferida durante a sessão ordinária da manhã desta segunda-feira (05.05), que teve como assunto principal a crise da saúde no município, que sofre com superlotação na UPA e no Hospital Regional, devido a falta de estrutura e a alta demanda de pacientes vindos dos 23 municípios que compõem a Região Oeste de Mato Grosso, além de pacientes da Bolívia.
Negação informou que o parlamento convocou uma Reunião Pública, nesta quinta-feira (08.05), às 19h, na sede do Poder Legislativo, para debater e encontrar soluções para enfrentar a situação.
Foram convidados para o encontro o Chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Garcia; o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique; além de representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL-MT). A população em geral também está convidada a participar do evento.
“Convido a todos, a estarem presentes, na quinta-feira (08.05), porque eu tenho certeza, que de uma forma ou de outra, vai ser resolvido o problema da saúde em nosso município", enfatizou o presidente da casa de leis.
SAÚDE EM PAUTA
Praticamente, todos os parlamentares ou apresentaram proposições sobre o assunto ou usaram a Tribuna para exigir providências da prefeitura e também da Secretaria de Estado de Saúde, por conta da longa espera de pacientes na fila de regulação por cirurgias no Hospital Regional de Cáceres.
Um dos requerimentos de destaque foi o da vereadora Elis Enfermeira. Ele pede à Secretária Municipal de Saúde documentação referente à estrutura das UBS [Unidades de Saúde Básica] nos bairros.
Relata que tem recebido muitas informações de populares sobre a falta de medicamentos e até de médicos para atender os pacientes. Tal situação, conforme a parlamentar, tem sobrecarregado a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] de Cáceres.
O requerimento da vereadora foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
‘O ESTADO TEM SUAS RESPONSABILIDADES’
Para o vereador Manga Rosa, o Governo do Estado também precisa arcar com suas responsabilidades na saúde do município.
Entende que a estruturação do Regional seria a solução para desafogar a demanda de pacientes na UPA. "O cidadão cacerense paga seus impostos e merece um serviço de qualidade", afirmou Manga.
Seguindo a mesma linha, o vereador Marcos Ribeiro destacou que o Regional está operando apenas com 40% de sua capacidade, e que a unidade precisa funcionar de maneira plena para fazer andar a fila de regulação.
O vereador Pacheco Cabeleireiro, por sua vez, cobrou uma postura mais ativa dos políticos municipais que têm representação direta no Governo do Estado.
"Deputado [estadual] [Valmir] Moretto, que é da região [Oeste]. Leonardo [Albuquerque], que tem acesso direto ao governador [Mauro Mendes]; vice-prefeito [de Cáceres] [Luiz] Landim, que é do partido do governador. Eu tenho certeza de que se eles pedirem uma agenda com o governador, ele vai atender", disse. O político Leonardo Albuquerque, mencionado por Pacheco, atualmente é o chefe do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT) em Brasília.
Os parlamentares também criticaram a postura do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Os relatos são de que o gestor é intransigente e não recebe os deputados estaduais, muito menos os vereadores, para discutir a crise da saúde em Cáceres.
FIQUE POR DENTRO
Durante a sessão, os parlamentares também debateram dezenas de propostas nas áreas de educação, saúde, trânsito, serviços urbanos, infraestrutura, esporte, cultura e lazer.
As proposituras podem ser conferidas na íntegra por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/528/
Para quem não pôde acompanhar a sessão na Câmara, ela está disponível no Youtube, no canal oficial do Legislativo cacerense, por meio do link:https://www.youtube.com/watch?v=NBV7AIjp_PY
Por Marcio Camilo
Sec.Imprensa - CMC