Requerimento busca dar transparência a políticas públicas de combate às zoonoses em Cáceres

por imprensa — publicado 28/03/2022 11h10, última modificação 28/03/2022 11h15

Um requerimento aprovado na última Sessão Ordinária, no dia 21, solicita da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde informações sobre as políticas públicas de combate às zoonoses no âmbito do município.

Mais especificamente, a proposição requer informações detalhadas sobre a estrutura organizacional para atendimento aos animais em condição de abandono, o número de profissionais veterinários e outros especializados no município, abrangência de atuação, patrimônios móveis, imóveis e insumos, e os procedimentos de busca e captura, diagnóstico, tratamento e reabilitação existentes.

O autor da proposição, vereador Celso Silva, destaca que o conhecimento e análise destas informações serão de suma importância para o desempenho das funções de fiscalização atribuídas ao parlamentar do Legislativo.

Celso afirma que, de forma direta, é preciso conhecer as políticas públicas municipais de prevenção a transmissão das zoonoses, com o objetivo de avaliar as conformidades e discordâncias com os normativos do Ministério da Saúde referentes ao tema.

Ele finaliza ressaltando que uma política preventiva tende a economizar recursos públicos, ao prevenir a disseminação das doenças e favorecer o controle das mesmas por parte da gestão pública.

O requerimento também foi assinado pelos vereadores Luiz Landim e Franco Valério, e aprovado por unanimidade.

Leia o requerimento: