Prefeitura diz que Caranguejão tem muitos problemas que impedem revitalização

por clovis — publicado 08/11/2016 10h38, última modificação 08/11/2016 10h38
A informação foi em resposta a pedido do vereador Alencar, que solicitou a revitalização do Portal da cidade
Prefeitura diz que Caranguejão tem muitos problemas que impedem revitalização

Vereador Alvasir Alencar

O vereador Alvasir Alencar (PP) propôs recentemente uma Indicação na Câmara Municipal, aprovada pelos demais colegas, para que a Prefeitura realize uma reforma completa que resulte na revitalização do popular Caranguejão, estrutura construída na entrada da cidade, às margens da Rodovia 070. Em resposta ao ofício da Câmara Municipal, a Prefeitura respondeu que já fez muitas tentativas de recuperar o local, mas foi em vão, em razão de diversos problemas de ordem técnica que envolvem a referida obra, que nunca funcionou.

Segundo ofício do Executivo, lido no Plenário do Legislativo na noite da Sessão Ordinária desta segunda-feira (08), a Prefeitura informou que o imóvel onde se encontra o Caranguejão de Cáceres está em nome do Governo do Estado, a quem o município já enviou vários ofícios em busca de informações e um posicionamento oficial a respeito do Centro de Atendimento ao Turista, segundo a Prefeitura. “Existe ainda um impasse junto ao DENIT, em relação a distância do prédio construído e o eixo central da Rodovia 070, que passa em frente ao local, que, supostamente, estaria fora dos padrões estabelecidos para as rodovias federais”, alerta o documento, avisando que, desta forma, “não há como o município realizar investimento público naquele local”.

Usando da palavra durante a Sessão, o vereador Alencar argumentou que não entende como é que construíram um monumento como o Caranguejão, que custou milhões de reais, de forma irregular. “Que culpa temos nós se alguém elaborou o projeto de forma errada? Que culpa temos nós para o projeto estar abandonado e deteriorando? ”, indaga o vereador, apontando para que consertem ou façam de vez uma demolição. Alencar disse também que agora vai fazer o mesmo pedido ao governo do Estado.

O Caranguejão
Completamente abandonado há vários anos, o local é constantemente usado por pessoas que se utilizam de drogas, tornando-se local de alto risco para quem se aventurar a fazer uma parada ou visitação.

Construído com o nome de Portal Temático destinado ao turismo, o Caranguejão custou muito dinheiro dos cofres públicos e nunca serviu aos verdadeiros objetivos.

Para o vereador Alencar, é preciso reativar a construção e fazê-la funcionar. “Temos naquele lugar um excelente local para incentivar o Turismo e a Cultura regional, adequando para abrigar a Casa do Artesão, expondo no local obras de cacerenses e também de outros artistas de municípios vizinhos”, justificou o vereador na Sessão Ordinária da Câmara na semana passada. Alencar afirmou ainda que o Caranguejão pode se tornar um ponto de parada de viajantes, oferecendo, além do artesanato, frutas e comidas típicas. “Temos que tirar o Caranguejão da ociosidade, um elefante branco que custou milhões de reais. Vamos transformar tudo aquilo em um portal de verdade, para dar orgulho aos cacerenses”, sugeriu o vereador Alencar.