No mundial do Doador de Sangue, Vereadores incentivam a doação.
Neste dia que se comemora o dia Mundial do doador de Sangue, a Câmara Municipal de Cáceres parabeniza a todos os doadores que transformam esperança em vida, que optam por salvar alguém e devolver a alegria.
Em reconhecimento aos doadores de sangue, em 2018 foi aprovado o Projeto de Lei que torna preferencial o atendimento às pessoas doadoras de Sangue, que terão atendimentos preferencial e prioritário em todos os estabelecimentos comercias e bancários, de serviço e similares, bem como, nas repartições Públicas Municipais.
Ainda, foi requerido informações da Secretária Municipal de Saúde, se no município encontra-se algum projeto, planejamento, para que haja campanha e incentivo a doação de Sangue.
Em oficio à Unidade de Coleta e Transfusão-UCT/HR CAF-Cáceres que requereram informações quanto a coleta no banco de sangue do Hospital Regional de Cáceres. A Câmara Municipal recebeu esclarecimentos que em média mensal, são coletados cerca de 184 (cento e oitenta e quatro) bolsas de sangue, em contrapartida de 298 ( duzentos e noventa e oito) transfusões de homocomponentes, valendo ressaltar que a Unidade de Coleta do Hospital Regional de Cáceres, produz somente concentrado de hemáceas dos derivados de sangue , os derivados de tecidos sanguineos tem de ser solicitados da capital através do MT-Hemocentro.
Ainda foi informado que a maioria das transfusões são realizadas nos setores de trauma e emergência, UTI adulto, e são transfundidas normalmente em pacientes de urgência e emergência, pós cirurgica, oncologia mais comumente e as demais especialidades com menos frenquência.
Tendo em vista a importância do ato de doação de tecido sanguíneo, e a espontaneidade das pessoas, os vereadores agradecem a todos os cacerenses doadores de sangue que se dispõe em colaborar com a nobre causa.
Requisitos para ser um doador:
-
Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos
-
Pesar no mínimo 50kg
-
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
-
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
-
Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias
-
Não estar em período de gravidez ou amamentação
-
Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação)
-
Não ter feito uso de drogas injetáveis
-
Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas.
-
Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses
Orientações após a doação
-
Repouso de 15 minutos para evitar mal estar
-
Beber bastante líquido
-
Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado na doação
-
Se tiver febre, diarréia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, comunicar imediatamente o Banco de Sangue
-
Frequência de doações:
Homens a cada 02 meses e no máximo 04 por ano.
Mulheres a cada 03 meses e no máximo 03 por ano.
A folga está prevista no artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e prevê que o funcionário apresente comprovação para a falta.
O Banco de Sangue encontra-se ao lado do Hospital Regional de Cáceres e funciona das 07:30 às 11:30 h no período matutino, e das 13:30 às 17:30 h no horário vespertino