Militares do 2º BFron são homenageados em Sessão Solene na Câmara Municipal

por imprensa — publicado 03/06/2019 18h50, última modificação 03/06/2019 21h56

Aconteceu na última quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Cáceres, Sessão Solene para a realização de moção de aplausos aos integrantes do 2º Batalhão da Fronteira (BFron) pelos 80 anos de relevantes serviços prestados à cidade e região de Cáceres, promovendo a segurança da fronteira, restringindo os delitos transfronteiriços, bem como realizando ações cívico-sociais que levam atendimentos médico, odontológico e social a comunidades carentes da região, além de projetos voltados à educação.

O 2º BFron foi criado em 24 de maio de 1939. O Tenente-Coronel Antonio Hervé Braga Jr,, comandante do batalhão, integrou a mesa cerimonial junto ao Presidente da Câmara, vereador Rubens Macedo (PTB), e ao autor da propositura, vereador Alvasir de Alencar (PP). Alencar foi o primeiro a se pronunciar, salientando que originalmente a propositura homenageava o batalhão como um todo, mas teve de ser alterada para homenagear seus integrantes, visto que não cabe a uma esfera municipal prestar homenagens a órgãos federais como o Exército.

“Onde há disciplina as coisas caminham. As Forças Armadas, por essa disciplina, são as mais respeitadas pela população”, afirmou Alencar. A vereadora Elza Basto (PSD), viúva de um militar que passou pelo BFron, se emocionou ao ler sua carta de congratulações ao batalhão, e a vereadora Valdeníria Dutra (PSDB) ressaltou que a moção de aplausos é uma ocasião grandiosa, reservada aos mais relevantes prestadores de serviços. “Fui atleta e tive a honra de ser abraçada e acolhida pelo Exército Brasileiro. Eu era bastante humilde e recebi incentivos deles”, relatou Valdeníria, que também recordou o empenho do batalhão em administrar situações alarmantes que ocorreram em Cáceres, como enchentes e epidemias de dengue.

O vereador Wagner Barone (PODEMOS), cujo filho é soldado do BFron, informou que o Exército é historicamente a instituição em que a população brasileira mais confia, de acordo com diversas pesquisas e censos. “Deposito minha total confiança nessa instituição que orgulha a todos os cacerenses e parabenizo a iniciativa do vereador Alencar. Espero que o BFron abra cada vez mais suas portas à juventude”, completou.

O vereador Claudio Henrique Donatoni (PSDB) destacou as ações do batalhão nas áreas de saúde e desportos, e elogiou a obra da rodovia BR-070, cuja qualidade foi reconhecida em recente solenidade. Já Rosinei Neves (PV) elogiou o suporte prestado pelo batalhão à Polícia Judiciária Civil com a construção de postos móveis nos destacamentos. O Comandante Hervé explicou que o 2º BFron é composto por nativos da região ou que moram aqui há muitos anos, e que levaram condições de vida a comunidades isoladas.

“Temos muitos heróis anônimos no Batalhão. Temos muitas heroínas que acompanharam seus maridos nos destacamentos. Agradecemos a todos que contribuíram pro crescimento e fortalecimento da nossa fronteira, nosso estado e país”, disse o militar. Ao término dos pronunciamentos, cada um dos militares recebeu um certificado emoldurado das mãos de seus superiores e dos vereadores presentes, e em seguida posaram para fotos com os certificados, acompanhados de suas famílias.

O Presidente Rubens Macedo encerrou a homenagem ressaltando a conexão do batalhão com a cidade. “O Exército tem um significado muito grande para o povo de Cáceres, e o povo tem muito respeito pelo Exército, que ajudou a população em momentos muito difíceis. Por todo esse trabalho, é merecido o Poder Legislativo fazer essa homenagem”, finalizou.

A Sessão Solene se encerrou por volta de 20h30.

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa