Indicação solicita do Executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Residencial Aeroporto Novo

por imprensa — publicado 25/05/2022 12h05, última modificação 25/05/2022 12h18

Aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 23, uma indicação endereçada à Secretaria de Saúde solicita a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Residencial Aeroporto Novo.

A autora da proposição, Vereadora Mazéh Silva, explica que as UBS são a porta de entrada preferencial para atendimento via SUS, tendo como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Mazéh explica que a atenção primária é constituída pelas UBS e Equipes de Atenção Básica, que realizam ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher e da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de atendimentos como vacinação, curativos, inalação e medicações, entre outros.

Desta forma, a Vereadora opina que a expansão e qualificação das UBS tem o objetivo de garantir serviços mais próximos às residências dos cidadãos, com boa estrutura para receber de forma acolhedora os enfermos, devendo ser instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem; com isso, desempenharão um papel central na oferta de saúde de qualidade à população.

Sobre a localização do bairro Residencial Aeroporto Novo, ela relata ser afastado do centro da cidade mas ainda servir de referência a outros bairros próximos, também periféricos, cujos residentes reivindicam a construção de uma UBS para atendê-los na região.

Leia a indicação: