Indicação pede construção de redutor de velocidade ou faixa elevada para travessia de pedestres em avenida do Rodeio

por imprensa — publicado 03/06/2022 09h05, última modificação 03/06/2022 09h05

Aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 30, uma indicação solicita da Secretaria de Infraestrutura e Logística a construção de redutor de velocidade ou faixa elevada de travessia de pedestres na Avenida Prefeito Humberto da Costa Garcia, no bairro Rodeio, no cruzamento com a Rua dos Professores.

De autoria do Vereador Professor Domingos, a proposição considera necessária a adoção dessa instrumentalidade para prevenção de acidentes automobilísticos, com inúmeras reclamações dos pedestres sobre o perigo no cruzamento, que fica próximo à entrada do bairro Jardim das Oliveiras.

O Presidente da Câmara ressalta, ainda, que a frota de veículos na cidade tem crescido de forma acelerada, sendo grande o fluxo intenso e rápido de veículos na Avenida Prefeito Humberto da Costa Garcia - também pelo fato de ser uma avenida pavimentada e livre de obstáculos.

Domingos também aponta os padrões que deverão ser seguidos para construção da travessia ou redutor: Resolução nº738/2018 (travessia) ou Resolução nº 600/2016 (redutor), ambas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

O Vereador conclui que o primeiro padrão tem a vantagem de servir como travessia mais segura a pedestres, proporcionando também a redução da velocidade dos veículos. Já segunda opção seria bem-vinda desde que seguindo fielmente os ditames da Resolução nº 600/2016.

Leia a indicação: