Indicação pede ampliação do atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde e maior foco em distritos da zona rural

por imprensa — publicado 31/03/2022 11h50, última modificação 31/03/2022 11h50

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 28, solicita à Secretaria de Saúde ampliação do atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cáceres, com horário estendido de atendimento e disponibilização de consultório e equipe de atendimento em todas as UBS.

A proposição ainda pede que os distritos distantes do perímetro urbano sejam colocados como prioridade.

A autora da proposição, Vereadora Mazéh Silva, contextualiza que a saúde bucal vai além da aparência causada pelo sorriso ou o hálito e pode estar diretamente ligada a outros problemas de saúde, podendo uma infecção na boca evoluir e afetar gravemente outros órgãos, o que torna imprescindível o cuidado odontológico.

Ela afirma que, embora este cuidado possa ser obtido através de visitas periódicas ao dentista, o serviço odontológico, de maneira geral, é caro e de difícil acesso à maior parte da população, que muitas vezes acaba procurando tratamento somente após um problema bucal já ter se estabelecido.

Neste sentido, Mazéh indica à Secretaria Municipal de Saúde a ampliação do atendimento odontológico nas UBS, com extensão do horário de atendimento e disponibilização de consultório e equipe odontológica em todas as unidades de saúde - em especial dos distritos localizados distantes da cidade, onde ela considera ser ainda maior a carência deste tipo de atendimento.

Leia aqui a indicação: