Indicação busca limpeza e coleta de resíduos sólidos nas margens do Rio Paraguai e monitoramento de resíduos em cachoeiras e outros espaços naturais

por imprensa — publicado 11/05/2022 09h35, última modificação 11/05/2022 09h35

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 9, solicita à Secretaria de Infraestrutura e Logística e à Autarquia Águas do Pantanal a execução de serviços de limpeza e coleta de resíduos sólidos às margens do Rio Paraguai, no trecho compreendido entre o cais do porto (frente à Praça Barão) até o ancoradouro de descida de barcos (frente ao Canoas Bar).

A proposição também busca o monitoramento para coleta regular de outros espaços naturais e tidos como turísticos, como a Cachoeira do Facão, Cachoeira das Piraputangas e Dolina Água Milagrosa, entre outros.

O autor, Vereador Celso Silva, afirma que conservação do meio ambiente é de extrema relevância à população de Cáceres e dos vários outros municípios banhados pelo Rio Paraguai.

O rio pode sofrer principalmente com os resíduos de lenta decomposição, alguns dos quais passariam centenas e até milhares de anos causando prejuízos expressivos à fauna e flora da região antes de serem eliminados por completo na natureza.

Celso opina que Cáceres precisa assumir o papel de conservação dos patrimônios naturais e turísticos da região - os quais são de todos os brasileiros, mesmo se estiverem dentro de áreas tidas como particulares.

O Vereador reitera a responsabilidade do órgão mais atuante na oferta do serviço público, o Executivo Municipal, para com a conservação ambiental, mesmo que subsidiariamente - seja realizando a limpeza, seja através da fiscalização, orientação ou notificação para limpeza.

Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4669/indicacao_limpeza_de_residuos_solidos_as_margens_do_rio_paraguai.pdf