Indicação aprovada em Sessão busca resgate e reinserção de empresas que fecharam em Cáceres

por imprensa — publicado 17/08/2021 11h00, última modificação 17/08/2021 11h00

Uma indicação aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária desta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Cáceres, solicita do Executivo Municipal análise e estudos sobre a possibilidade de criar uma Comissão Especial visando resgatar, reinserir e incentivar empresas que fecharam no município nos últimos anos e resultaram na diminuição da oferta de empregos. 

De autoria do vereador Franco Valério, a proposição sugere que sejam objetivos primários desta Comissão a concessão de benefícios fiscais além dos já regulamentados na legislação municipal atualmente e a criação de políticas públicas voltadas a incentivar a abertura de novas empresas.

Franco ressalta as perdas socioeconômicas causadas sobretudo pela pandemia da Covid-19, e afirma não ter conhecimento da existência de uma comissão ou equipe na Prefeitura que seja especializada no impulsionamento de investimentos e atração de empresas para Cáceres.

Outro fator elencado é a necessidade de oferecer, aos interessados em investir e empreender na cidade, infraestrutura satisfatória no que diz respeito ao tratamento de água, rede de esgoto, estradas pavimentadas e energia elétrica, além de distritos industriais e linhas de transporte até a capital.

O vereador julga ser insuficiente a condição atual de Cáceres quanto aos quesitos acima citados, e pede que a Prefeita Eliene Liberato priorize-os junto à futura Comissão Especial, que também poderá analisar formas de qualificar a mão de obra disponível na cidade.

Finalmente, Franco reitera que o município perdeu 5 mil empregos nos últimos anos, chegando ao menor contingente de trabalhadores com carteira assinada na série histórica, situação disseminada tanto entre o serviço formalizado quanto o não formalizado.