Guarda Mirim como Utilidade Pública e despedida de vereador marcam sessão ordinária da Câmara de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 28/02/2023 13h30, última modificação 28/02/2023 15h16

A sessão ordinária da Câmara de Cáceres, desta segunda-feira (27.02), foi marcada pela despedida do vereador Rosinei Neves e a aprovação do projeto de lei que torna o projeto social Associação da Guarda Mirim “Cabo David Maciel” como órgão de utilidade pública. Na sessão também foram aprovadas mais de 30 proposituras, entre indicações e requerimentos ao Poder Executivo. 

"Passa um filme na cabeça", disse emocionado o vereador Rosinei, ao falar da aprovação do projeto, que agora segue para sanção da prefeita Eliene Liberato. 

O parlamentar, autor da medida, é o idealizador da Guarda Mirim, que trabalha com mais de 50 crianças e adolescentes de bairros periféricos de Cáceres. No projeto, os jovens contam com palestras antidrogas, praticam esportes, como jiu-jitsu e karatê, e recebem cursos de capacitação para inserção no mercado de trabalho. 

"A Guarda Mirim como utilidade pública teremos condições de captar mais recursos e emendas para manter e fortalecer o projeto", disse Rosinei. "Foi uma luta para aprovar esse projeto. Muita correria atrás de papéis para legalizar a instituição. Mas valeu a pena", completou orgulhoso o parlamentar. 

A sessão ordinária de ontem foi a última de Rosinei como vereador titular. Com retorno da vereadora Valdeníria Dutra, titular do cargo, ele assume novamente o posto de 1° suplente de vereador.  Ele ocupava o cargo desde de 1° de dezembro passado. Essa foi a terceira vez que ele assumiu uma vaga na Câmara de Cáceres.

Os colegas o parabenizaram pelo importante trabalho desenvolvido na Casa de Leis, nos últimos meses. "Tenho certeza que essa despedida é um até breve, pois, pela sua competência, o senhor vai se eleger vereador de novo. Parabéns por sua luta, por esse importante projeto social que ajuda muitas famílias carentes em Cáceres", ressaltou o vereador Rubens de Macedo, ao comentar a aprovação do PL de utilidade pública da Guarda Mirim. 

A sessão ordinária de ontem (28.02) também resultou na aprovação de outro projeto, em primeiro turno. Trata-se da medida que dispõe sobre a estrutura organizacional e operacional da Casa de Leis. 

Indicações

A sessão ordinária também contou com 26 indicações. São medidas sugeridas pelo parlamento à prefeitura, que tem como objetivo apontar melhorias em áreas como: Educação, Saneamento Básico, Esporte, Lazer, infraestrutura e asfaltamento de bairros. 

Confira no link todas as proposituras debatidas e aprovadas durante a sessão de ontem: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/339/