EM BRASÍLIA: Chefe do Legislativo cacerense participa de debate sobre ampliação da Estação Ecológica Taiamã

por Marcio Camilo - Imprensa CMC — publicado 30/10/2025 16h30, última modificação 30/10/2025 19h30

O presidente da Câmara de Cáceres, vereador Flávio Negação (MDB), representa o Poder Legislativo local em uma importante reunião técnica e institucional realizada em Brasília para discutir a ampliação da Estação Ecológica de Taiamã. A unidade de conservação federal está localizada em Cáceres, e a proposta de expansão tem gerado debates sobre seus potenciais impactos territoriais, socioeconômicos e ambientais na região.

A viagem do presidente da Câmara - que está desde quarta-feira (29.10, na Capital Federal, tem como principal finalidade participar ativamente das discussões junto a representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, parlamentares e outros órgãos ambientais envolvidos no processo.

"Nosso objetivo central é garantir os interesses do município de Cáceres sejam defendidos, especialmente no que diz respeito à área territorial, ao uso do solo, aos direitos das comunidades tradicionais e dos produtores rurais, bem como às possibilidades de compensações ambientais", destacou Negação.

O parlamentar detalha que a ampliação da Estação Ecológica de Taiamã possui o potencial de impactar diretamente territórios utilizados por moradores, produtores rurais e comunidades tradicionais da região Sudoeste de Mato Grosso, com reflexos significativos para Cáceres. "Nossa presença aqui é essencial para assegurarmos que a voz e os anseios da população cacerense sejma ouvidos e considerados nas negociações", afirma.

Durante o encontro em Brasília, o presidente Negação busca informações técnicas e jurídicas relevantes para avaliar de forma precisa os possíveis impactos da ampliação no desenvolvimento econômico e no ordenamento territorial do município.

Além disso, o vereador atua na defesa da necessidade de pleitear compensações e parcerias federais para Cáceres, visando mitigar quaisquer efeitos negativos que a expansão da unidade de conservação possa trazer para a comunidade local.

Ele enfatiza que o Legislativo precisa acompanhar de perto as questões que afetam diretamente o município, na busca de garantias que o desenvolvimento sustentável e os direitos da população sejam prioridades nas discussões sobre a gestão ambiental da região. "O resultado das negociações e os próximos passos do processo de ampliação da Estação Ecológica de Taiamã deverão ser acompanhados atentamente pela comunidade cacerense", finaliza.

Também participaram da reunião o senador José Lacerda, o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda; o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Paulo Gaúcho; Wilson Kischi Secretário do Meio Ambiente; José Carlos, Engº Portuário representando os portos; Carlos Celli (Pecuarista) e Francisco Golberi (Pecuarista).