CURSO DE ORATÓRIA: Servidores aprendem novas técnicas de atendimento ao público
"Esse curso mudou a minha vida!". A afirmação é da servidora Andressa Mendonça, que participou do curso de Oratória - "Falar em Público"-, promovido por meio de uma parceria entre a Câmara de Cáceres e o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial].
"Foi ensinado técnicas como utilizar pausas na hora da fala, a postura corporal, gestos com as mãos. Antes eu ficava muito nervosa para falar em público e não saia as palavras. Mas agora eu destravei! São técnicas que mudaram a minha vida", destacou a servidora que atua como assessora de gabinete da vereadora Magaly Silva.
A assessora parlamentar Carol Cunha também participou do curso e ficou muito satisfeita com os resultados. Destacou que a capacitação lhe ajudou a tirar o receio de falar em público. Ela também entende que as técnicas são importantes para atender com maior qualidade os cidadãos que buscam os serviços oferecidos pela Câmara.
"Eu não sabia falar em público. Eu não tinha uma organização do que eu iria falar. Na hora 'H' eu travava, principalmente olhando para as pessoas. Hoje, se eu pegar um microfone, eu falo: não gaguejou, não me perco e aprendi a organizar o que eu vou falar", disse a servidora lotada no gabinete do vereador Rubens Macedo.
SUCESSO
A coordenadora pedagógica de Projetos da Escola do Legislativo, Ellen Aparecida dos Santos, reforça que o curso teve como objetivo principal o "aprimoramento das habilidades de comunicação no desempenho das atividades institucionais e no atendimento dos servidores à população".
Comentou que o curso fez tanto sucesso entre os servidores, que a Câmara e o Senac estudam a abertura de novas turmas, desta vez, com a possibilidade de participação da comunidade cacerense.
Ressalta que o objetivo maior da Escola do Legislativo é promover "a educação cidadã, o fortalecimento da democracia e o aprimoramento do Poder Legislativo, por meio de cursos, palestras, seminários e projetos voltados à formação política, ética, social e cultural da população".
O CURSO
O curso de Oratória – Falar em Público - foi realizado durante a semana passada e contou com uma carga horária de 16h.
A turma, composta por 20 servidores, aprenderam técnicas de como falar em público de maneira clara, desinibida, com objetividade e mantendo o foco de atenção das pessoas.
Em todos os dias da capacitação, os servidores e servidoras fizeram exercícios de oratória e dinâmicas de apresentação para falar em público.
Para colocar as técnicas em prática, eles também fizeram vídeos em que convidavam a população para participar de eventos que podem ser promovidos pela Câmara, a exemplo de audiências públicas e a sessões ordinárias.