Câmara de Cáceres prestigia abertura do 42º FIPE e exalta importância do evento para a cidade

por Por Marcio Camilo - Imprensa/CMC — publicado 18/07/2025 10h35, última modificação 18/07/2025 10h33

A Câmara de Cáceres marcou presença na cerimônia de abertura oficial do 42º Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIPe), realizada na noite desta quinta-feira (18.07) na Secretaria de Cultura, demonstrando seu apoio ao evento que é considerado um patrimônio cultural do estado de Mato Grosso.

Para os vereadores, o FIPe não é uma simples competição de pesca. Representa um motor propulsor da economia local. O evento fomenta a geração de renda e empregos, além de proporcionar cultura e lazer à população cacerense.

"Acreditamos no potencial do FIPe para impulsionar o desenvolvimento de Cáceres. Por isso, a Câmara Municipal se une em apoio a este evento que movimenta a economia e enaltece a cultura da nossa cidade", enfatizou o presidente da Casa de Leis, vereador Flávio Negação (MDB).

A secretária municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Castilho, reforçou que o FIPe é mais do que uma festa. É um catalisador do desenvolvimento da cidade. Disse que são mais de quatro décadas de tradição que impulsionam a economia, a cultura e o turismo de Cáceres.

”E nesta edição, com a liderança da nossa prefeita Eliene Liberato, estamos mostrando a força da mulher na gestão pública. Sabemos que não é fácil ser mulher na política, mas nós, mulheres dessa gestão, estamos unidas e determinadas a entregar a melhor edição do FIPe de todos os tempos", declarou a anfitriã do evento.

Abertura 42 Fipe (18.07.25)_CRED_CMC

Além de Flávio Negação, prestigiaram a cerimônia os vereadores Pacheco Cabeleireiro - PP (3° secretário da Mesa Diretora), Rubens Macedo (UB), Pastor Júnior (PL), Jorge Augusto (PP), Alex Leal (PP), Isaías Bezerra (REPUBLICANOS), a vereadora licenciada Valdeníria Dutra - PSB (atual deputada estadual) e o deputado Valmir Moretto (REPUBLICANOS).

Inovação e Tecnologia a Serviço do Festival

Uma das novidades desta edição é a "Dona Fia", uma Inteligência Artificial desenvolvida pelo Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), sob a coordenação do professor Robson de Melo. Essa simpática senhora cacerense virtual estará à disposição dos participantes para sanar dúvidas sobre o evento, incluindo as regras da competição de pesca. A IA Dona Fia já pode ser acessada no site oficial do evento:https://fipe.caceres.mt.gov.br/

O FIPe: História, Tradição e Impacto Socioeconômico

O Festival Internacional de Pesca de Cáceres - promovido pela Prefeitura de Cáceres -  é um evento tradicional que atrai milhares de turistas e competidores de diversas partes do mundo. Ao longo de sua história, o FIPe se consolidou como um importante vetor de desenvolvimento para a região, impulsionando o turismo, o comércio local e a geração de empregos.

Além do aspecto econômico, o FIPe desempenha um papel fundamental na preservação da cultura e dos costumes da comunidade cacerense, celebrando a pesca esportiva e promovendo a conscientização ambiental. O evento é um momento de celebração e confraternização, unindo pessoas em torno da paixão pela natureza e pela tradição.