Câmara de Cáceres debate criação do "Dia da Comunidade Boliviana" no município

por Por Marcio Camilo - Imprensa CMC — publicado 11/07/2025 10h25, última modificação 11/07/2025 10h25

O gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Cáceres foi palco de uma importante reunião que pode resultar em um marco para a integração cultural e social entre Brasil e Bolívia. O encontro teve como pauta a possibilidade de criação de uma lei municipal que declare o dia 6 de agosto como o "Dia da Comunidade Boliviana" em Cáceres.

A iniciativa visa reconhecer e celebrar a forte ligação entre Cáceres e a cidade boliviana de San Matias, que faz fronteira com o município brasileiro. A proximidade geográfica, socioeconômica e cultural entre os dois povos justifica a proposta de uma legislação local, seguindo o exemplo de uma lei já existente em nível estadual.

A ideia é que, com a lei promulgada, seja realizado um desfile em homenagem à comunidade boliviana em Cáceres, marcando a abertura oficial do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), no dia 6 de agosto.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB), que recebeu representantes do consulado da Bolívia, a prefeita Eliene Liberato e a secretária de Turismo e Cultura de Cáceres, Alessandra Castilho. Os vereadores Rubens Macedo (UB), Manga Rosa (PSB), Pastor Júnior (PL), Professor Domingos, Alex Leal (PSB), Jerônimo Gonçalves (PL), Elis Enfermeira (PL) e Jorge Augusto (PP) também participaram do encontro, demonstrando o apoio do Legislativo à iniciativa.

Reunião Gabinete Presidência Dia da Bolívia em Cáceres (10.07.25)_CMC

Reunião Gabinete Presidência Dia da Bolívia em Cáceres (10.07.25)_CMC

Reunião Gabinete Presidência Dia da Bolívia em Cáceres (10.07.25)_CMC