Audiência pública nesta quinta-feira (13) debate dificuldades e melhorias para a escola no campo

por imprensa — publicado 11/06/2019 10h50, última modificação 11/06/2019 10h54

A Câmara Municipal de Cáceres convida a população e órgãos interessados para uma audiência pública a ser realizada nesta quinta-feira (13), às 19h.

A audiência foi proposta pelo vereador Domingos Oliveira dos Santos (PSB) e terá como objetivo a discussão da Educação no Campo. Leia abaixo o convite do vereador, na íntegra:

"Ressalto a importância de se dialogar com a população e principalmente o público envolvido, conhecendo a realidade e os principais conceitos que precisam ser aplicados no contexto escolar camponês, entre eles analisar o Plano Municipal de Educação, o transporte escolar, direitos dos servidores, o calendário escolar específico e a possibilidade de implantação de período integral, entre outros assuntos.

Vivenciamos grandes dificuldades na educação camponesa. Crianças percorrem enormes trajetos em busca de conhecimento, muitas acordam de madrugada, andam grandes distâncias a pé até chegar ao ponto de ônibus, às vezes saem sem nenhuma alimentação, enfrentam diariamente estradas precárias com risco de acidentes eminentes, ônibus sem segurança e estrutura adequadas - na sua totalidade sem banheiros, o que constrange a todos -, sem falar do perigo nas vias de grande circulação de veículos.

Alunos da zona rural que têm dificuldades na aprendizagem não possuem oportunidades de realizar recuperação ou métodos de fortalecimento (reforço) de ensino. Muitos ficam mais tempo no transporte do que em sala de aula. Há casos no município de alunos que realizaram reforço escolar em período diferenciado das horas letivas: a criança enfrentava o transporte duas vezes ao dia e chegava exausto na sala de aula, corrompendo o aprendizado.

Nesse sentido, questionamos a possibilidade de implantar tempo integral de estudo na escola do campo, para dar oportunidades e direitos aos camponeses iguais aos da população urbana.

São tantos problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, que necessitamos analisar melhor a Educação no Campo. Para isso convido você, Pai, Aluno e Professor, a participar e falar da sua realidade, para juntos fortalecermos a nossa educação camponesa.

O que você propõe sobre esse assunto? Vamos conversar e buscar melhorias para nossas crianças! Venha participar da Audiência Pública!"

A audiência ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Cáceres.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Com informações de Darlan Brunel/Gabinete do Vereador Domingos Oliveira (PSB)