Assistência Social: indicação quer que idosos e pessoas com deficiência possam fazer presencialmente o cadastro do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

por imprensa — publicado 03/08/2022 08h47, última modificação 03/08/2022 08h47

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 1º de agosto, solicita da Secretaria de Assistência Social a realização presencial do cadastramento de munícipes para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência (PcDs).

A autora da proposição, Vereadora Mazéh Silva, afirma ter recebido informações de que o (re)cadastramento de beneficiários se dará de maneira remota, o que a causa preocupação levando em conta o público-alvo do BPC, a extensão territorial de Cáceres e a dificuldade de locomoção de boa parte dos beneficiários.

Fazendo menção também às condições financeiras de boa parte da população local, Mazéh cita a dificuldade de acesso a meios eletrônicos de comunicação, como smartphone ou computador, e a redes de internet seguras e eficazes.

Desta forma, de modo a evitar a exclusão dos que necessitam do benefício mas enfrentam impedimentos para o uso de canais virtuais e aparelhos eletrônicos, a Vereadora pede que o atendimento também seja presencial, e sugere a convocação de uma equipe de Cuiabá responsável para auxiliar no processo.

Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/5083/0687_220728235359_001.pdf