Alunos do Instituto Santa Maria visitam a Câmara

por clovis — publicado 07/12/2016 10h55, última modificação 07/12/2016 11h01
Objetivo foi conhecer as atividades parlamentares dos vereadores
Alunos do Instituto Santa Maria visitam a Câmara

No detalhe, professora Liliane e aluna Amanda

Liderados pelo professor e vereador Salmo César e acompanhados pela professora Liliane Martins Valentin, um grupo de alunos adolescentes do Instituto Santa Maria de Cáceres esteve em visita às instalações do Legislativo Municipal. Eles foram conhecer como funciona a Casa de Leis e saber um pouco do que faz um vereador no trabalho diário de fiscalizar e legislar.

No Plenário da Câmara, eles tiveram uma palestra com o controlador, servidor Lucas Pinheiro Sposito, que expôs as atividades legislativas, administrativas e fiscalizadoras. “A gente procurou mostrar aos alunos da escola, as funções da Câmara Municipal, de como se procedem a criação das leis e políticas públicas”, explicou Lucas.

A palestra era prevista para durar 40 minutos, tempo normal de uma aula, mas devido ao grande interesse manifestado pelos alunos, o tempo se prolongou por quase duas horas, onde Lucas buscou responder a todas as perguntas. “Fomentamos a busca por informações públicas e políticas. Falamos sobre o portal da transparência também. Muitos quiseram saber quanto ganha um vereador e quanto gasta mensalmente a Câmara.

Segundo Lucas, o tempo foi bem aproveitado e os alunos deixaram transparecer que estão preocupados com a política de sua cidade e com o futuro de todos. “Esses jovens serão nossos futuros líderes, muitos deles poderão exercer cargos públicos, por isso é muito importante que se preparem desde cedo, com conhecimentos necessários”, enalteceu Lucas.

A aluna, Amanda Oliveira Alves da Costa, de 13 anos, disse que adorou a palestra. Contou também que não descarta a possibilidade de um dia entrar para a política. “Se a gente quer um país melhor, é preciso correr atrás”, afirmou Amanda.

Quanto ao que foi explicado pelo servidor Lucas, Amanda afirmou que foi muito interessante saber como funciona a Câmara e qual o papel do vereador. “Importante até para a gente saber se está votando certo ou errado. O que a gente ouve por aí é que na Câmara só há corruptos e roubalheira. A gente viu que não bem assim, que não se pode generalizar. Existem políticos sérios que pensam em melhorar a cidade, o país”, salientou a aluna, que cursa a 8ª série.

Segundo a Professora Liliane Martins Valentin, o que não foi falado em sala de aula, os alunos conseguiram, na Câmara, assimilar e entender o que é o trabalho de um vereador. “A teoria eu passei a eles, mas a prática eles entenderam melhor aqui. Foi importante eles entenderem que é preciso participar, frequentar as reuniões para conhecer e avaliar o trabalho legislativo. Se não conhecer, ficarão só naquela coisa de falar mal, sem nem mesmo saber o que os vereadores estão fazendo”, garantiu a professora.

Liliane informou que a partir do ano quem, o Instituto passará a se chamar Salesiano Santa Maria.