TRE prorroga prazo para cadastramento biométrico em Cáceres e mais oito cidades

por imprensa — publicado 28/03/2019 12h55, última modificação 28/03/2019 12h58

Os eleitores de Cáceres ganharam mais tempo para fazer o cadastramento biométrico obrigatório. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou nesta semana a extensão do prazo para nove municípios do estado. Cidadãos com títulos registrados nas zonas eleitorais de Cáceres, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Tangará da Serra, Canarana, Barra do Bugres ou São José do Rio Claro terão até 26 de abril para concluir o processo.


A decisão foi tomada pela Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal após juízes destes municípios relatarem que o prazo inicial, que se encerra amanhã (29), não seria suficiente para efetuar o cadastramento de todos os cidadãos cujos títulos estão em situação regular. Em Cáceres, o Cartório Eleitoral relatou que, mesmo com servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura auxiliando em diversas localidades, quase metade dos munícipes ficaria sem o cadastro se o prazo fosse mantido.

 

O relator do processo de prorrogação, desembargador Pedro Sakamoto, se baseou no art. 19, § 2º, da Resolução TRE/MT nº 2.128/2018 para a decisão. Ele destaca, ainda, que embora insuficientes, diversas iniciativas visando o cadastramento total da população do estado foram implementadas: "Apenas como exemplo das iniciativas implementadas, citamos, dentre outras, a extensão do horário de atendimento, a abertura de novos postos, os termos de cooperação firmados com outros órgãos e o trabalho aos sábados nos últimos finais de semana."



Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa