Vereadores reúnem-se, na Casa Civil, para combater precariedade dos hospitais públicos de Cáceres e Região

por imprensa — publicado 14/11/2017 13h43, última modificação 14/11/2017 13h43

Nesta quinta-feira (08), os vereadores Jerônimo Gonçalves (PSB), Valdeniria Dutra (PSDB), Rosinei Neves (PV) e Alvacir Alencar (PP), reuniram-se, na Casa Civil, com o vice-governador Carlos Favaro (PSB), com prefeitos, vereadores e secretários da região de Cáceres, tendo como intermediador e articulador o deputado estadual professor Adriano Silva (PSB).

A discussão abordou a precariedade da saúde pública em Cáceres e região, com destaque para a Santa Casa, de Pontes e Lacerda, que está inativa por falta de repasses públicos. O hospital O Bom Samaritano também está com as portas fechadas e com funcionários sem receber a dias, resvalando diretamente no hospital Regional que é o eixo central de todas as discussões.

Os parlamentares de Cáceres, como representantes legítimos da população cacerense, exigiram que o Governo cumprisse suas responsabilidades, haja vista que a população perdura-se em estado crítico, padecendo pela falta de saúde pública. Além do revés que vive a Santa Casa e O Bom Samaritano, o hospital Regional sofre um desmonte tanto na parte oncológica como nos setores de cirurgia e ortopedia. E como não bastasse tamanho descaso, a população é obrigada a ver trocas aleatórias das equipes médicas que lhes acompanhavam. Outro ponto importante é a dificuldade em regular os pacientes, pois não há dialogo com o secretario estadual de saúde, Luiz Soares, que na fala do vice-governador do estado Favaro “trata-se de uma pessoa difícil”. Outrossim, é notório o descontentamento dos prefeitos, vereadores e secretários das regiões em relação a saúde pública, visto o baixo investimento e o descaso do Governo Estadual diante da situação. Acordaram-se em reunião que o Governo resolveria de pronto a situação. “Iremos solucionar de imediato os problemas com os hospitais filantrópicos”, afirma Favaro Sendo assim, o deputado professor Adriano Silva intermediará a próxima reunião que ocorrerá entre os dias 17 a 21 de novembro, desta vez, com o governador Pedro Taques (PSDB). “O resultado da reunião foi positivo, obtivemos várias respostas e firmamos compromisso com o Governo a fim de resolver a situação o mais rápido possível, tendo como resposta os encargos acordados já na próxima reunião, que será presidida pelo deputado Adriano Silva. Contamos com a presença de todos, pois trata-se de uma situação insustentável” finaliza Jerônimo.