Vereadores promovem audiência pública para debater situação da Escola Municipal Laranjeira I

por impresa — publicado 21/06/2017 11h46, última modificação 21/06/2017 11h46

Nesta terça-feira (20), os vereadores promoveram uma audiência pública com os assentamentos Laranjeira I e II, Ipê Roxo, Mata Comprida e Vida Nova, compuseram a mesa o presidente da Câmara Legislativa, o Presidente Domingos Oliveira, o vereador José Eduardo Torres, vereador Alvasir Alencar, Cristiane Aparecida da Silva Barbosa, Secretária de Educação do Município, Silvana Ferreira de Moraes, diretora da escola Laranjeira, Ilma Ferreira Machado, professora de pedagogia da UNEMAT, Solange Ikeda Castrilão, Doutora em Ecologia na UNEMAT e Luzinete Jesus de Oliveira, diretora do núcleo Paiol.

Os assentamentos recorreram a esta Casa de Leis, para expor a real situação da escola Municipal Laranjeira I, ressaltando que se trata da única escola do município de Cáceres constituída de tábua e que se encontra em  precário estado de conservação, pois nunca houve reforma desde sua construção.

Devido a estas circunstâncias de precariedade, os direitos das crianças que ali estudam estão sendo violados, pois não há um ambiente digno e de qualidade como é previsto constitucionalmente, visto que a qualidade e eficiência do ensino é um dos pressupostos garantidos e de responsabilidade dos Estados e Municípios.

Ainda em debate as professoras enfatizaram que “Vivemos no campo com uma realidade diferente, com nossas especificidades e, muitas vezes não somos respeitadas”. Diante disso, as diretrizes curriculares para a educação do campo garante o direito de ter uma escola dentro dos padrões de qualidade. As professoras ainda destacaram que “A escola é um espaço de convivência social, identidade cultural própria e de práticas compartilhadas, onde lutam não só por uma educação diferenciada, voltada para a suas realidades, mas também por uma escola que tenha estrutura adequada”.

Os nobres vereadores se prontificaram em lutar por melhorias, bem como analisar a viabilidade de outro projeto mais acessível, garantindo a possibilidade de execução com o orçamento     que o município dispõe.

A análise de viabilidade de outro projeto não exclui a busca por recursos das esferas Estadual e Federal do Legislativo.