Vereadores promovem audiência para debater um Projeto de Lei de Regulamentação de uma Unidade de Vigilância de Zoonoses

por impresa — publicado 07/07/2017 12h18, última modificação 07/07/2017 12h18

A Câmara Municipal de Cáceres  apresentou minuta de um Projeto de Lei de Regulamentação de uma unidade de vigilância de zoonoses. A finalidade do projeto é de ajudar no bem estar dos animais, fornecendo os cuidados necessários, bem como evitar a proliferação de doenças infecciosas aos seres humanos.

Dentre as medidas previstas no mencionado Projeto de Lei, destacam-se o cadastro dos animais - por meio de chipagem - e a esterilização, como forma de controle de natalidade. Para tanto, se faz necessária a criação de uma  Unidade de Vigilância de Zoonoses - UVZ

Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos.  As Zoonoses podem ser transmitida de várias maneiras. As doenças zoonóticas variam quanto à gravidade, podendo ser de consequências leves, graves, ou até mesmo fatais, a exemplo da raiva.

Estiveram presentes na audiência representantes da Associações de Ajuda aos Animais de Cáceres, do 2° Batalhão de Fronteiras e do Projeto  Anjos "Vira Latas", médicos veterinários e Professores.

A mesa foi composta pelo Vereador Alvasir Alencar, Dr° Emerson, advogado da Câmara Municipa de Cáceres, e Alexandre Marques Vigilante Sanitário.

O Vereador Alvasir Alencar ressaltou a importância das campanhas que serão realizadas, a fim de conscientizar a população  através da educação sanitária preventiva.

Diante desse debate, representantes de associações protetoras dos animais puderam  expor seus projetos e necessidades juntamente aos vereadores, que se comprometeram em defender a causa.