VEREADORES OPORTUNIZAM À PRESIDENTE DA APAE MANIFESTAR-SE SOBRE ATUAL SITUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Nesta segunda-feira (21), durante a Tribuna Livre, a presidente da APAE, Silvana, convidou os vereadores e a população para comemorar a Semana Nacional de Pessoas com Deficiências intelectuais e múltiplas, o tema é “Direitos, Necessidades e Realizações.”
Durante a semana os professores e alunos estarão apresentando para a comunidade o trabalho desenvolvido pela instituição com os alunos e a importância social que realizam para o desenvolvimento dessas crianças, que muitas vezes estão segregadas, escondidas e marginalizadas pela sociedade ou pela própria família, o que acarreta retardo no desenvolvimento, pois não tiveram os estímulos necessários. Logo, quanto mais cedo essas crianças tiverem estímulos, melhor se desenvolverá. Sendo assim, durante a semana estarão apresentando as atividades realizadas como: artes, palestras, oficinas, teatros, os trabalhos agrícolas, como plantação de horta e dança.
A APAE precisa de sensibilização da população e das autoridades. O que mantém grande parte da instituição ainda em funcionamento é o apoio da Holanda, do Frei Gumaru que ajuda financeiramente, como por exemplo pagar alguns funcionários, e algumas verbas que são disponibilizadas pelo Estado, pela assistência social e algumas doações. Porém não são suficientes para manter a APAE.
“A real preocupação é que se a caso o Frei Gumaru deixar de enviar essa ajuda, a instituição não conseguirá se manter, visto que nem recurso para pagar os funcionários teria, consequentemente não teríamos como prosseguir, e as crianças ficariam fadadas ao esquecimento e ao retrocesso”. Finaliza Silvana.
Os vereadores se dispuseram a auxiliar no que for cabível, para que possam encontrar meios para respaldar a instituição, visto a importância e relevância social do trabalho desenvolvido.