Vereadores aprovam moção de aplausos à Banda de Música do C Fron Jauru/66º BlMtz
Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18), uma moção de aplausos aos músicos da Banda de Música do C Fron Jauru/66° BIMtz pelas honrosas apresentações em Cáceres.
A autora da proposição, vereadora Valdeníria Dutra, afirma que, embora possa ser considerada singela, a homenagem plenária tem, na essência, a função e o objetivo de fazer justiça de reconhecimento perene a quem de fato o tenha feito por merecer, critério em que a banda do C Fron Jauru se encaixa com louvor.
Em sua moção, Valdeníria relata a história das bandas musicais militares em Cáceres - a primeira surgiu em 1939 sob o nome de Jazz Band do 2º B Fron, mesclada com músicos locais e contratada para animar as festas nos clubes e casas da cidade.
A pequena Jazz Band ganhou foros de Banda Militar em 1946, sendo considerada como Banda de Música Categoria “D”. Nos dias atuais a Banda de Música do C Fron Jauru/66° BIMtz é composta pelos seguintes militares, todos contemplados na moção:
- 1° Ten Sidnei Benedito Caetano
- 2° Ten Walter Queiroz de Campos
- 2° Ten Edenard de Souza Santos
- 1° Sgt Robson Luiz Silva de Oliveira
- 1° Sgt Luiz Moacir Bacelar Júnior
- 1° Sgt Silvio Carvalho de Moura
- 1° Sgt Vilmar Vieira de Paula
- 1° Sgt Alexsandro Xavier
- 2° Sgt Samuel Monteiro Vieira Pinto
- 2º Sgt Fernandes de Campos Ribeiro
- 3° Sgt Thales Sampaio Pereira Moreira
- 3° Sgt Jonathan Gomes Piedade
- 3° Sgt Matias Rangel dos Santos
- Cb Mateus Enedino de França
- Cb Carlos Joberthe Pereira Alves
- Cb Rogério de Lima Silva
- Cb Victor Santos da Silva
- Cb Marcus André Viegas de Moura
- Cb Wesley Rodrigues de Moura Fernandes
- Cb Filipe de Freitas Laet
- Sd Wenderson Souza de Oliveira
- Sd Eduardo Pereira da Silva
Valdeníria conclui afirmando que a atuação da banda de música influencia, espontaneamente, todo o efetivo de uma unidade militar e, quando levada para além dos muros da caserna, causa admiração, provocando aplausos e possivelmente gerando o desejo de ingresso na vida castrense (militar).