Vereadora Valdeníria reclama de atendimento na Saúde

por clovis — publicado 11/10/2016 11h14, última modificação 11/10/2016 11h14
Ela afirma que secretário de Saúde não pode dizer que o povo não precisa de vereador para ser atendido pelo SUS
Vereadora Valdeníria reclama de atendimento na Saúde

"Não vou deixar de estender a minha mão a quem me procura"

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres desta segunda-feira (03), a vereadora Valdeníria Dutra (PSDB) afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde está estruturada mas precisa melhorar em muito o atendimento. Ela comentou que, em todas as reuniões que participou nos últimos dias, foram muitas as reclamações, principalmente na agenda de atendimentos. Prosseguindo no discurso, Valdeníria afirmou que a zona rural está quase totalmente descoberta pelo atendimento da Saúde Pública. “O povo chega, não é atendido e tem que voltar”, reclamou. Sobre o número limitado de atendimentos em exames, Valdeníria concorda que o que se oferece é muito menor que a demanda, fato que ocorre em todo o país. Ela ainda citou que a Prefeitura não oferece número suficiente de passagens para pessoas que vão até a Capital em busca de exames de saúde e por isso buscam ajuda nos gabinetes de vereadores. Valdeníria salientou que quer promover, ainda neste ano, uma Audiência Pública para discutir a Saúde em Cáceres.

A manifestação da vereadora Valdeníria se deu em razão de uma publicação do secretário municipal de Saúde, Roger Pereira, nas redes sociais, enaltecendo o próprio trabalho e afirmando que “hoje o cidadão não precisa de vereador para ter acesso ao atendimento do SUS”. Lida pela vereadora em Plenário, a mensagem do secretário teve autoria confirmada, uma vez que ele estava presente na Sessão.

Finalizando seu pronunciamento, a vereadora fez questão de destacar que o vereador é o legítimo representante da população. “Se estivesse tudo bem, o povo não viria procurador vereadores para resolver problemas. Por isso é que eu vou continuar o meu trabalho de atender o povo, coisa que faço há 25 anos. Enquanto eu estiver vereadora não vou deixar de estender a minha mão a quem me procura”, justificou Valdeníria.

Valdeníria foi mais veemente ainda logo após a Sessão, ao falar para a assessoria de Comunicação da Câmara. “Quando falo do SUS, falo do atendimento geral de saúde. O secretário Roger não pode falar em nome do Sistema Único de Saúde, pois esse atendimento é nacional, é Brasil. Por isso, ao dizer que o povo não precisa de vereador para ter atendimento do SUS, o secretário está fazendo um compromisso que ele mesmo não pode cumprir, pois ele não pode falar pelo Estado, pelo Hospital São Luís, nem pelo Hospital Regional”, completou Valdeníria.

A vereadora ainda fez questão de frisar que seu gabinete sempre esteve e sempre estará aberto para quem necessitar de sua atenção. “Seria bom se a população tivesse mesmo todo o atendimento que procura no Serviço Municipal de Saúde. Esse é meu maior sonho, mas ainda não é possível. O trabalho que realizo é mais que obrigação, é missão e prazer de servir ao povo com quem fiz um compromisso”, finalizou a vereadora, reeleita no último domingo para mais quatro anos de um novo mandato. Ela obteve a segunda colocação na lista dos mais votados, com 1.196 votos.

*Nota atualizada da redação: O secretário municipal de Saúde, Roger Alessandro Rodrigues Pereira, protocolou na Câmara Municipal no dia 05 passado, o pedido de uso da "Tribuna Livre" da Sessão do Legislativo desta segunda-feira (10). Apesar de não ter informado no ofício qual o assunto que iria abordar, teve o pedido concedido pelo presidente da Casa, vereador Marcinho Lacerda. O secretário não compareceu à Sessão e até às 10 horas da manhã desta terça-feira (11) não havia formalizado nenhum pedido de desistência da solicitação, nem informou o motivo do não comparecimento.