Após estudo indicando contaminação da água em Cáceres, requerimento solicita relatório com indicadores de qualidade desde 2014

por imprensa — publicado 24/03/2022 10h05, última modificação 24/03/2022 10h05

Um requerimento aprovado na Sessão Ordinária desta semana, no dia 21, solicita da Autarquia Águas do Pantanal um relatório com informações, desde o ano de 2014 até a presente data, sobre os indicadores de qualidade da água distribuída em Cáceres, contendo todos os dados referentes à possível presença de substâncias tóxicas e radioativas.

De autoria do vereador Marcos Ribeiro, a proposição tem como objetivo saber se os indicadores encontram-se dentro dos parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde.

Marcos relata um levantamento da ONG Repórter Brasil e uma matéria do site Mídia News, de Cuiabá, os quais divulgaram, no início deste mês, altos índices de contaminação da água que chega nas casas de algumas cidades de Mato Grosso.

Segundo o estudo, cujas informações são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Siságua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde, a água de Cáceres teria produtos químicos e radioativos acima do limite de segurança.

O vereador informa que os testes foram realizados entre os anos de 2018 e 2020. As substâncias químicas e radioativas elencadas têm riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, e foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes.

Marcos conclui reforçando a necessidade de dar transparência à qualidade da água utilizada e consumida pela população, a fim de evitar prejuízos à saúde.

Leia o requerimento completo: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4375/requerimento_30.pdf