Requerimento busca dar transparência sobre disponibilidade de serviços públicos de psicologia e psiquiatria em Cáceres

por imprensa — publicado 09/03/2022 12h35, última modificação 09/03/2022 12h35

Um requerimento aprovado na Sessão Ordinária desta semana, no dia 7, solicita das Secretarias de Saúde e Assistência Social dados a respeito da disponibilidade e oferta de serviços públicos de psicologia e psiquiatria em Cáceres.

Mais especificamente, a proposição solicita as seguintes informações:

- Quantitativo de profissionais formados e habilitados em psicologia e psiquiatria atuando nas redes de apoio no município nos períodos pré e durante pandemia;

- Se há previsão para adequação dos profissionais para os próximos meses;

- Quantos locais disponibilizam atendimento à população geral;

- Se há política municipal para atendimento de público específico;

- Estado atual de estrutura física, materiais de consumo, bens e serviços.

O autor do requerimento, vereador Celso Silva, relata que estudos sobre a temática apontam para um aumento na ordem de 25% nos casos de depressão grave, com patamar similar de crescimento dos episódios de crises de ansiedade causados pela pandemia da Covid-19, que assola o mundo há mais de dois anos.

O vereador enfatiza que ambas as patologias citadas, além de graves por si, são também gatilhos para várias outras doenças crônicas não transmissíveis.

Celso conclui que, com o objetivo de realizar os ajustes pertinentes para melhorias na área em âmbito municipal, é preciso traçar um raio-X da atual situação das redes de apoio.