Requerimento busca dar transparência sobre eleição de representante estadual do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis

por imprensa — publicado 07/03/2022 10h45, última modificação 07/03/2022 11h19

Um requerimento aprovado na Sessão Ordinária da última semana, no dia 3, solicita do Executivo Municipal e da Autarquia Águas do Pantanal documentos referentes ao estatuto, regimento e ata da última eleição estadual do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR).

De autoria da vereadora Mazéh Silva, a proposição contextualiza o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis como um movimento social que, há cerca de 20 anos, vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis Brasil afora, incluindo o Estado de Mato Grosso e o município de Cáceres.

A vereadora afirma ter sido extrapolado o prazo para nova eleição de representante estadual do MNCR, e que não encontrou os documentos supracitados referentes à última eleição.

Mazéh qualifica a representação municipal, através de eleição, para o Comitê Estadual do MNCR como instrumento de organização de luta em defesa dos direitos desta classe de trabalhadores.

Ela afirma, ainda, que buscar a transparência, lisura e paridade é imprescindível para garantir que a classe tenha uma representatividade eleita cumprindo os princípios democráticos.

O MNCR, segundo Mazéh, busca a valorização da categoria de catadoras e catadores de materiais recicláveis que desempenham importante serviço à sociedade e ao meio ambiente, tendo como Presidente no momento o Sr. Francisco da Silva Leite.