Requerimento busca dar transparência sobre eleição de representante estadual do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis
Um requerimento aprovado na Sessão Ordinária da última semana, no dia 3, solicita do Executivo Municipal e da Autarquia Águas do Pantanal documentos referentes ao estatuto, regimento e ata da última eleição estadual do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR).
De autoria da vereadora Mazéh Silva, a proposição contextualiza o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis como um movimento social que, há cerca de 20 anos, vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis Brasil afora, incluindo o Estado de Mato Grosso e o município de Cáceres.
A vereadora afirma ter sido extrapolado o prazo para nova eleição de representante estadual do MNCR, e que não encontrou os documentos supracitados referentes à última eleição.
Mazéh qualifica a representação municipal, através de eleição, para o Comitê Estadual do MNCR como instrumento de organização de luta em defesa dos direitos desta classe de trabalhadores.
Ela afirma, ainda, que buscar a transparência, lisura e paridade é imprescindível para garantir que a classe tenha uma representatividade eleita cumprindo os princípios democráticos.
O MNCR, segundo Mazéh, busca a valorização da categoria de catadoras e catadores de materiais recicláveis que desempenham importante serviço à sociedade e ao meio ambiente, tendo como Presidente no momento o Sr. Francisco da Silva Leite.