Requerimento aprovado em Sessão busca informações sobre partos realizados pelo SUS no Hospital São Luiz desde 2019
Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária de segunda-feira (12), um requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Saúde buscando informações sobre os partos realizados desde 2019 até o presente momento no Hospital São Luiz, no âmbito da cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).
A autora da proposição, vereadora Mazéh Silva, explica que está buscando informações sobre as rotinas de parto nos hospitais e maternidades do município, e também está consultando especialistas e mulheres parturientes ou que tiveram seus filhos recentemente. Estes relatos, segundo a vereadora, servirão para a elaboração de uma politica pública que vá de encontro à promoção de saúde e bem estar das futuras mães e de seus filhos.
Mazéh reitera que o parto é um momento especial para os pais e família que aguardam o nascimento do bebê, devendo ser tratado de forma séria; a autora do requerimento aproveita para discorrer sobre o conceito do parto humanizado, um conjunto de procedimentos que, segundo seus defensores, buscam adequar o processo do parto dentro de um olhar menos hospitalar, com uma visão mais acolhedora e humana.