Projeto aprovado pelos vereadores será executado no município de Cáceres

por imprensa — publicado 11/04/2018 12h55, última modificação 11/04/2018 12h55

Projeto de Lei aprovado pelos vereadores, no ano passado será em breve executado pelo executivo, a secretária Municipal está adquirindo um CASTRAMÓVEL com recurso de emenda Parlamentar do Deputado Federal Ezequiel Fonseca, marcando o início dos trabalhos de Controle de Zoonoses.

De acordo com a vigilância Sanitária, em Cáceres há uma população canina estimada em 21.000 animais, sendo que aproximadamente 2.000 são de cães sem domicílio. Ainda há cães semi-domiciliados que passam parte do dia, soltos nas ruas.

Para o vereador Alvasir Ferreira de Alencar, autor do projeto, o problema será amenizado com a implantação do “Castramóvel”, um veículo equipado com centro cirúrgico, que circulará pelas ruas da cidade, ajudando as famílias de baixa renda, fornecendo gratuitamente a castração, ajudando a diminuir o número de cães e gatos abandonados na cidade. “Primeiro temos que procurar uma forma de impedir a procriação dos animais. Então uma vez que conseguirmos impedir a procriação, nós vamos para a segunda etapa que é a criação da “Unidade de Vigilância de Zoonoses” e fazer com que a população de animais diminuam na cidade e consequentemente os mal tratos”. Disse Alencar.

Alencar apresentou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei de Regulamentação de uma unidade de vigilância de zoonoses. A finalidade do projeto é de ajudar no bem-estar dos animais, fornecendo os cuidados necessários, bem como evitar a proliferação de doenças infecciosas aos seres humanos. Dentre as medidas previstas no mencionado Projeto de Lei, destacam-se o cadastro dos animais - por meio de chipagem - e a esterilização, como forma de controle de natalidade. Para tanto, se faz necessária a criação de uma Unidade de Vigilância de ZoonosesUVZ

O Presidente Domingos, ressaltou a importância das campanhas que serão realizadas, a conscientização da população através da educação sanitária preventiva, e ainda lembrou do comprometimento com essa causa, durante a realização da audiência pública que debateu o Projeto de Lei de Regulamentação de uma Unidade de Vigilância de Zoonoses junto aos representantes de associações protetoras dos animais.