Parlamento cacerense reforça importância do Setembro Amarelo e ‘quebra’ silêncio sobre Saúde Mental

por Marcio Camilo da Cruz publicado 03/09/2025 08h50, última modificação 03/09/2025 09h02

Durante o expediente da "Palavra Livre" da sessão ordinária da Câmara de Cáceres desta segunda-feira (01.09), vereadores e vereadoras aproveitaram o gancho do Setembro Amarelo para expressar suas preocupações e reflexões sobre a importância da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental.

O presidente da casa de leis, Flávio Negação (MDB), enfatizou a necessidade de se romper o silêncio e os tabus que cercam a temática, alertando que "é justamente o silêncio que machuca, que isola e que aumenta o sofrimento de quem precisa de ajuda."

O vereador Pacheco Cabeleireiro (PP), 3° Secretário da Mesa Diretora, destacou a urgência em superar os estigmas relacionados à saúde mental, defendendo a normalização do tratamento e a necessidade de se "fazer com que essa pessoa ache normal procurar ajuda."

 Sessão Ordinária 05.05.25_CRED_CMC Sessão Ordinária 05.05.25_CRED_CMC

Elis Enfermeira (PL), vice-presidente em exercício da Câmara, ressaltou a importância de se atentar aos sinais que podem indicar tendências suicidas em pessoas próximas: "O suicida não fala que vai se suicidar. Mas ele deixa sinais... É preciso ter essa sensibilidade para identificar".

Jerônimo Gonçalves (PL) atentou para a falta de estrutura do município no atendimento à saúde mental, defendendo a necessidade de mais profissionais psicólogos nas escolas e a importância do autoconhecimento para a prevenção de transtornos.

Magaly Silva (PP) divulgou canais de comunicação para pessoas que necessitam de acolhimento e ajuda profissional, como o CVV (188) e a rede de atendimento psicossocial do SUS, enfatizando: "O Setembro Amarelo é o momento crucial para refletirmos sobre a importância da saúde mental. Você não está sozinho."

Sessão Ordinária 05.05.25_CRED_CMC sessão_ordinária_11_08_25 Sessão Ordinária 05.05.25_CRED_CMC

Setembro Amarelo: Um Mês Dedicado à Prevenção do Suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de conscientização sobre a prevenção do suicídio, iniciada em 2015. A escolha do mês está relacionada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro. O objetivo é alertar a população sobre a importância de identificar os sinais de alerta, buscar ajuda e oferecer apoio emocional a quem precisa.

O suicídio é um problema de saúde pública complexo, influenciado por fatores como transtornos mentais, dificuldades financeiras, isolamento social e histórico de violência. Quebrar o silêncio, desmistificar o tema e promover a saúde mental são passos essenciais para a prevenção.

Saiba mais em: https://www.setembroamarelo.com/