Mulheres na Política: Conheça as empoderadas do nosso Legislativo
Empoderamento feminino é o êxito, através de muitos embates, que as mulheres conseguiram em todos os âmbitos sociais.
A igualdade dos gêneros consiste na equidade dos direitos e obrigações, na possibilidade das mulheres permearem no campo político, social e econômico, sem distinção salarial, ou pré-requisitos que não sejam universais, ou se houver diferenças, que estejam previstas em leis.
São exemplos de empoderamento feminino e de representatividade, em nosso município, as vereadoras Valdeniria Dutra e Elza Bastos.
Valdeniria, nascida e criada no campo, dona de uma personalidade forte e marcada por grandes entraves políticos, conseguiu proeminência social através da atuação na saúde pública. A busca por melhorias no setor possibilitou-lhe vislumbrar a possibilidade de ampliar suas lutas através da política, e consequentemente, ajudar de forma enfática a população não apenas de sua comunidade, mas também de seu Município, de seu Estado e quiçá de seu País.
Hoje, aos 53 anos de idade e dona de 5 mandatos, com votações expressivas, Valdeniria, sorrindo, conta que entrou no ramo há 22 anos e ao longo deste percurso, histórico na cidade de Cáceres, obteve várias derrotas, mas que as vitórias foram expressivas.
“ Minha luta é pela saúde pública, foco no que a população mais clama! Ver pessoas padecendo por falta de atendimento médico, ou por falta de medicamentos, que é uma obrigação do Estado e um direito previsto constitucionalmente, causa-me um sentimento de impotência, porém acredito no futuro, nas boas intenções e no desenvolvimento da saúde. Sei que não é uma luta fácil, mas sei também que diretos conquistamos através de lutas, do não conformismo e da vontade de querer mudar”, conclui Valdeniria.
A vereadora Elza Bastos tem sua vida marcada pela luta em pró dos Pescadores, de nosso município e região, representando-os em âmbito nacional.
Elza segue presidindo a Colônia dos Pescadores, há 10 anos, conquistando o reconhecimento e a visibilidade na sociedade que tanto almejaram. Além disso, os ribeirinhos foram resguardados, durante o período da piracema, com um salário para que pudessem manter suas famílias, que viviam padecendo nesta época do ano, já que não podiam prover seu sustento que gira em torno da pesca.
Atualmente com 58 anos de idade, em seu primeiro mandato, representa 860 profissionais da Pesca de Cáceres e região, cadastrados, e 300 pescadores aposentados, corroborando com a principal fonte de alimento e renda dos ribeirinhos.
“Lutar pelo direito dos ribeirinhos, inspira-me a ser uma pessoa melhor. Mantenho um legado conquistado pelo meu esposo, que faleceu em 2016. Ele era apaixonado pela vida ribeirinha”, finaliza Elza.
Como forma de inspiração, exemplo e incentivo ao empoderamento feminino, as vereadoras Elza e Valdeniria deram voz ao seu desejo de crescimento pessoal e social, inspirando mulheres e mostrando que querer, realmente é poder! Bastando, apenas, uma atitude que lhe proporcione a transformação.