MOMENTO HISTÓRICO: Seminário reúne sociedade civil e especialistas para debater planejamento estratégico de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 04/10/2023 16h25, última modificação 04/10/2023 16h31

O público compareceu em bom número para prestigiar o primeiro dia do Seminário "A Cáceres que Temos e a Cáceres que Queremos", que ocorreu durante nesta quarta-feira (04/10), no centro de eventos da Sicmatur.

Promovido pela Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo, o evento reúne doutores, especialistas, autoridades políticas e sociedade local para refletir e debater um planejamento estratégico, visando o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade. 

O presidente da Câmara, Luiz Landim, avaliou como muito positivo o primeiro dia de palestras. 

"Estamos aqui para que todos nós possamos fazer um planejamento estratégico, porque Cáceres é uma cidade polo, de vender serviços para outras cidades, e nós não estamos fazendo isso. E quem vai ganhar com esse planejamento estratégico é o povo de Cáceres e os 23 municípios da região Oeste, que terão um melhor serviço de saúde, educação e geração de emprego", destacou o parlamentar durante a abertura do evento. 

Já a prefeita Eliene Liberato parabenizou a iniciativa da Câmara em promover o evento, que está sendo considerado um marco para a cidade. 

"Parabéns a Câmara por protagonizar esse momento, que é muito importante para que possamos sair daqui com um direcionamento. Que a gente escute a sociedade, pois é preciso repensar, em políticas sociais e econômicas com muita responsabilidade", disse a gestora. 

PALESTRAS

A primeira palestra do dia foi proferida pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme de Almeida.

Ele falou sobre o trabalho de orientação aos prefeitos e prefeitas que o TCE-MT tem promovido, no sentido de aprimorar as gestões dos 141 municípios do Estado.

Isso, conforme o auditor, se dá através do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico, que foi criado com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população e nos resultados das políticas públicas".

Também destacou que a evolução dos indicadores de um município tem muito a ver com o nível de atuação dos vereadores e vereadoras.  

"Isso é quase que uma regra. Fico feliz, com eventos desse tipo, vindo da Câmara, pois mostra que o legislativo local está se interessando por temas que realmente são relevantes para a administração pública", destacou. 

SETOR TERCIÁRIO

Já a segunda palestra foi dividida entre os professores doutores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Nivaldo de Mello e Weily Machado. 

Numa abordagem mais descontraída com a plateia, os professores fizeram provocações, no sentido de pensarmos o que, eu, enquanto indivíduo, estou fazendo para um Cáceres melhor. 

Também destacaram que a principal força econômica de Cáceres é o setor terciário de serviços. Mas o setor precisa ser aprimorado com objetivo de atrair pessoas para movimentar a economia local e regional. 

"Tem mais de 240 mil pessoas querendo vir para Cáceres, e não vem. Porque não tem serviço de qualidade. Cáceres é pólo de serviço: educacional, de saúde, de turismo. Mas esses serviços precisam ser aprimorados", frisou o professor Darlan. 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Já a terceira palestra foi proferida pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Celso Paulo Banazeski. 

Na oportunidade ele falou sobre as ações e programas que o Governo do Estado tem promovido para alavancar o desenvolvimento regional em Mato Grosso. 

"Criamos o programa 'Pensando Grande para os Pequenos', pois quem vai dar sustentabilidade para melhorar a qualidade vida de uma cidade são os pequenos negócios, seja de serviços ou de comércio", disse. 

O primeiro dia de seminário também contou com uma explanação do professor Adilson Reis sobre os processos históricos e econômicos de Cáceres, desde sua fundação, bem como a importância da implantação definitiva da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. 

 O seminário segue com a sua programação nesta quinta-feira (05), com palestras das 8h às 12. Na oportunidade irão palestrar os conselheiros do TCE, Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo. 


Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres