Jardim Guanabara, Santo Antônio e Junco: indicações pedem que bairros recebam serviços de pavimentação, drenagem e sinalização viária

por imprensa — publicado 13/09/2021 10h50, última modificação 13/09/2021 12h03

Três indicações aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Cáceres na Sessão Ordinária de quarta-feira (08/09) solicitam, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, serviços de pavimentação (meio-fio e calçada), drenagem (sarjetas, bueiros, PV e outros) e sinalizações verticais e horizontais viárias nos Bairros Jardim Guanabara, Santo Antônio e Junco.

O autor das proposituras, vereador Celso Silva, elenca razões e méritos particulares para que cada bairro receba os serviços em questão.

O Jardim Guanabara constitui importante polo em sua microrregião, seja na área de saúde atendendo seus moradores e de bairros próximos na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) (localizada em rua não pavimentada), seja na praça esportiva que sedia atividades regulares e eventos esportivos de grande mobilização social regional.

Sendo um bairro tradicional e consolidado, conta ainda com a Escola Municipal Jardim Guanabara e a Creche Municipal Irene Coelho Cruz, que juntas são responsáveis pelo acolhimento de centenas de crianças. Todos estes pontos de interesse social justificam o investimento público no bairro.

A população do Junco, por sua vez, se beneficiará das reformas através da valorização imobiliária, prevenção às doenças respiratórias, melhora nos aspectos visuais e estéticos do bairro, aumento de eficiência da drenagem durante as precipitações e promoção da acessibilidade, entre outros.

O aumento da quantidade de área pavimentada, anseio de grande parte da população de acordo como vereador, favorecerá novas rotas, encurtando distâncias e desafogando as vias principais, problema que Celso afirma ter sido gerado por anos de negligência nos investimentos estruturais na cidade.

Os serviços de drenagem, em especial, se fazem urgentes, visto que em períodos chuvosos as águas descem em direção à Avenida Nossa Senhora do Carmo, levando consigo muita terra, que além de erodir as ruas não pavimentadas levam sujeira ao asfalto e entupimento de bueiros, causando prejuízo ao erário quando da manutenção.

Finalmente, o Santo Antônio é mais um bairro antigo e consolidado no município, que leva os serviços de infraestrutura aos bairros mais distantes, resgatando o cidadão do sentimento de abandono conferido pela ausência de investimentos do poder público.

Para Celso, realizar este serviço será um sinal claro de que a administração atual tem se pautado pela democratização na oferta dos serviços ao cidadão, executando-os em todos os espaços, propiciando o retorno das contribuições através dos impostos.

Na área produtiva, o bairro possui um empreendimento voltado ao abate e processamento de proteína animal que merece a devida infraestrutura para sua produção. Há também o escoamento de produtos hortifrutigranjeiros, o acesso facilitado ao lazer decorrente da praça esportiva do bairro, com campeonatos de futebol amador de diversas categorias.

O autor da indicação qualifica estes torneios como alguns dos mais importantes e tradicionais do município e essenciais para a promoção da interação social.