ISENÇÃO DE TAXAS: Câmara de Cáceres debate inclusão das Festas de Santos no Calendário Oficial do município

por Marcio Camilo da Cruz publicado 01/03/2023 10h30, última modificação 01/03/2023 10h30

Valorizar as tradições religiosas e culturais de Cáceres. É com esse objetivo que a Câmara Municipal promove reunião para discutir a possibilidade da prefeitura inserir as Festas de Santos no Calendário Oficial da cidade. A reunião ocorre nesta quarta-feira (01.02), no plenário da Casa de Leis, que fica na Rua General Osório, esquina com a Coronel Dulce.

Participam do encontro os fazedores de festejos do município. São eventos religiosos, como as festas de santos da igreja católica, no qual ocorrem manifestações culturais, como as danças de siriri e cururu. Há também bebidas típicas, como o Aluá, que é feito a partir da fermentação de grãos de milho moídos. A bebida é de origem afro-indígena, sendo uma das mais culturais de Cáceres.

A reunião com os fazedores de festas será mediada pelo vereador Franco Valério (PROS). Ele destaca a importância do município de isentar esses eventos das taxas tributárias.

"No município, as pessoas que promovem esses eventos, sem visar o lucro, estão muito mais preocupadas em legalizar a festa do que promover o evento em si. Então, a inserção das festas de santos no Calendário Oficial do Município irá proporcionar a isenção de pagamentos de muitas taxas. Vai facilitar a vida de muitas pessoas e o município vai fortalecer os nossos costumes que são as rezas,e  as festas de São Benedito, São Jorge, de vários santos", detalha Fraco.

Toda a população está convidada a participar da reunião no plenário da Câmara. O encontro também será transmitido pelo canal da Casa de Leis no Youtube

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres