Informação e afeto marcam palestra sobre Câncer de Mama na Câmara de Cáceres
A manhã desta quinta-feira (30.10) foi marcada por informação e conscientização no plenário da Câmara Municipal de Cáceres, com a realização da palestra "Câncer de Mama: Cuidados e Afetos". O evento, promovido pelo Cáceres Mama com o apoio do Projeto de Extensão Assistência em Saúde Coletiva (ASC) da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT- campus de Cáceres), reuniu diversos interessados em se inteirar sobre a temática do Outubro Rosa.
Durante a palestra, foram abordados diversos aspectos relevantes sobre o câncer de mama, desde o histórico da campanha Outubro Rosa, que teve seu início em Nova York, até os fatores de risco, formas de rastreamento, diagnóstico, prevenção e as opções de tratamento disponíveis.
DIRETOS
Os palestrantes, Maria José e Divandir Miranda, ambos do Cáceres Mama, juntamente com o estudante de enfermagem da Unemat, Emanuel Rosa, também elucidaram os direitos dos pacientes previstos na legislação.
Entre eles, o direito ao tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, a reconstrução mamária e o acesso a medicamentos aprovados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

EMOÇÃO
Um dos momentos de grande emoção foi o depoimento de Maria José, voluntária do Cáceres Mama.
Ela compartilhou sua experiência pessoal, relatando que o simples ato de buscar uma peruca na associação durante o período em que enfrentava o tratamento quimioterápico foi um ponto de motivação crucial para sua recuperação.
Naquele momento de fragilidade, Maria José fez uma promessa de que se tornaria voluntária do Cáceres Mama, o que hoje é uma realidade inspiradora.
ACOLHIMENTO
A Associação Cáceres Mama também apresentou os produtos que utiliza para acolher os pacientes, como a almofada anatômica em formato de coração, especialmente desenvolvida para proporcionar conforto para pacientes no pós-operatório de cirurgias mamárias, uma região que frequentemente apresenta dor e sensibilidade.
AÇÕES
Foram destacadas as diversas ações realizadas pelo Cáceres Mama, incluindo palestras informativas em empresas e órgãos públicos, visitas assistenciais a pacientes em tratamento e o projeto "Café com Carinho", que oferece acolhimento e um momento de convívio para pacientes e seus acompanhantes de segunda a sexta-feira, pela manhã, no setor de oncologia do Hospital Regional de Cáceres.

AJUDE!
A associação, que é composta por voluntários, enfatizou a importância das doações para a continuidade de seus trabalhos. A comunidade pode contribuir adquirindo camisetas, lenços e turbantes da associação ou através de doações via PIX: 018.004.944/0001-00 (Banco Sicredi).
DEPOIMENTOS
A diretora geral da Câmara de Cáceres, Ana Souza, ressaltou a relevância do Poder Legislativo como um espaço de cidadania e conscientização para a população cacerense.
Ela expressou sua surpresa em relação a muitos direitos e aspectos clínicos do câncer de mama que desconhecia, mesmo sendo mulher. Um ponto que lhe chamou a atenção foi a informação de que mulheres que engravidam após os 30 anos podem ter uma maior propensão a desenvolver a doença.
A palestra também contou com a participação masculina, como a do ouvidor geral da Câmara de Cáceres, Jefferson Blun, que enfatizou o caráter informativo do encontro.
Ele destacou que iniciativas como essa, promovidas pela Câmara em parceria com outras organizações, fortalecem a rede de apoio para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
"Palestras como essa ajudam a divulgar, a fortalecer a campanha e a orientar a população quanto aos cuidados em relação à doença", concluiu Blun.
