Indicação solicita adesão de Cáceres à campanha nacional de conscientização da Fibromialgia

por imprensa — publicado 10/05/2022 09h13, última modificação 10/05/2022 09h13

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 9, solicita do Executivo Municipal a possibilidade de adesão à campanha "Fibromialgia em Holofote", que ilumina um prédio histórico para chamar atenção à doença.

O dia da conscientização sobre a fibromialgia é observado em 12 de maio, e a autora da proposição, Vereadora Valdeníria Dutra, informa que a campanha está sendo realizada pela Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (ANFIBRO) em todo o território nacional.

Valdeníria acredita que o poder público tem a missão de levar à população esclarecimentos sobre a doença, de forma a diminuir a discriminação sofrida pelos portadores, que parecem saudáveis devido às dores serem internas e não aparentes.

A Vereadora afirma não ser justo que os doentes, além de padecerem da doença, sofram discriminação familiar, dificuldade de colaboração no trabalho e abandono pelo Estado, razões pelas quais solicita a adesão à campanha de conscientização.

Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4670/ind_flibromialgia.pdf