Indicação solicita “aulas campo” para ensinar alunos sobre uso consciente de água e benefícios da energia renovável
Uma indicação aprovada por todos os vereadores na Sessão Ordinária de segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Cáceres, propõe que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação, realize “aulas campo” com alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é difundir, de modo pedagógico, os benefícios ambientais e econômicos da utilização de meios renováveis e fontes naturais de energia, bem como do uso consciente de água potável.
De autoria do vereador Wagner Barone (PODEMOS), a proposição justifica que energia e sustentabilidade são fatores intrínsecos nos dias atuais, com a utilização de fontes renováveis sendo fundamental para as gerações futuras, visto que seus recursos não se esgotam e são gratuitos.
“A sustentabilidade possui um papel muito importante não só como fator principal na geração de energia limpa como também em questões sociais, econômicas e ambientais”, complementa o documento, enfatizando que a economia nos gastos energéticos (contas de luz) pode chegar a 95% do total, permitindo a aplicação dos recursos excedentes em melhorias na infraestrutura e na otimização da máquina pública.
Para finalizar, a proposição afirma ser comprovado o efeito positivo de atividades de prática, lúdicas, integrativas e de recreação no que diz respeito à absorção de conhecimento por alunos. “Portanto, conhecer o funcionamento e a estrutura da Usina Fotovoltaica e da Autarquia Águas do Pantanal só terá a agregar valores e despertar o interesse a nível científico”, conclui o texto.
As indicações são sugestões de ações e iniciativas feitas pelos vereadores às autoridades competentes na matéria em questão.
Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa